v. 12 n. 36 (2012): Formação de professores e a prática escolar em perspectiva histórica

Publicado: 2012-07-10

Dossiê

  • História e políticas para formação de professores em nível universitário: a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santa Catarina

    Celso João Carminati, Camila Porto Fasolo
    325-338
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6089
  • Sons de brasilidade na educação de educadores catarinenses

    Tânia Regina da Rocha Unglaub
    339-357
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6090
  • A literatura infantil na formação de professores primários no Brasil: contribuições de Bárbara V. de Carvalho (1959) e Antônio D’Ávila (1961)

    Fernando Rodrigues Oliveira, Thabatha Aline Trevisan
    359-379
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6091
  • A PESQUISA NA RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PARANÁ: UM DEPOIMENTO

    Maria Elisabeth Blanck Miguel
    381-399
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6092
  • A formação continuada de professores na Rede Municipal de Ensino de Curitiba: implantação, consolidação e expansão

    Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
    401-419
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6093
  • Ética e conhecimento na formação da pessoa (professor): uma abordagem no âmbito da História da Educação

    Terezinha Oliveira
    421-440
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6094
  • A documentação pedagógica na abordagem italiana: apontamentos a partir de pesquisa bibliográfica

    Amanda Cristina Teagno Lopes Marques, Maria Isabel de Almeida
    441-458
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6095
  • A oferta do ensino primário e secundário investigada por meio da propaganda impressa (1875-1910)

    Helena de Araujo Neves, Giana Lange do Amaral, Elomar Antonio Callegaro Tambara
    459-483
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6096
  • Os currículos da Educação Física na educação infantil em Vitória, ES (1991-2007)

    Kezia Rodrigues Nunes, Amarílio Ferreira Neto
    485-507
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6097

Artigos

  • O professor formador e as relações com os seus saberes profissionais

    Rosane Santana Junckes, Marli Eliza Dalmazo Afonso de André
    511-527
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6098
  • Perfil de educadores infantis: contribuições para as discussões sobre a formação continuada

    Ana Paula Zaboroski, Jáima Pinheiro de Oliveira
    529-547
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6099
  • FORMAÇÃO (DES)CONTINUADA E REPRESENTAÇÃO DE PROFESSOR EM MATERIAIS DIDÁTICOS DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

    Eliana Maria Severino Donaio Ruiz
    549-573
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6100
  • Conflitos professor-aluno: uma proposta de intervenção

    Célio Rodrigues Leite, Suzane Schmidlin Löhr
    575-590
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6101
  • Paulo Freire e sua influência na América Latina e na África

    Antonio Faundez
    593-611
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6102

Apresentação

  • Editorial

    Maria Elisabeth Blanck Miguel
    317-322
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6117