Conflitos professor-aluno: uma proposta de intervenção
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6101Resumo
A responsabilidade do professor na condução do aprendizado dos alunos exige habilidades para o manejo de situações em que o diferente se faz presente. Requer habilidade para encontrar alternativas e solucionar problemas do dia a dia, o que pode ocasionar desgaste emocional e levar ao estresse. Isso pode ser decorrente da falta de instrumentalização para o manejo de conflito em sala de aula, chegando ao ponto do surgimento da síndrome de burnout. Porém se diante do conflito, o professor souber administrá-lo de forma clara e objetiva, o que se espera do processo de discussão, como alternativa de crescimento, soluções construtivas podem emergir. Esta foi a tônica de uma proposta implementada junto a professores de uma escola pública, com alto índice de afastamentos do trabalho por questões possivelmente ligadas ao manejo do conflito entre professores e alunos. Aplicou-se um questionário sobre o relacionamento professor-aluno e estratégias de manejo dos conflitos, respondido por 15 professores e 155 alunos. A partir dessas informações criou-se um grupo de acolhimento e reflexão, cujos encontros se iniciavam com a apresentação de uma situação problema e finalizavam com a proposição de alternativas para lidar com a questão. Foram realizados quatro encontros nesses moldes e, ao final do processo, foi perceptível a ampliação de alternativas para a solução dos conflitos e a mudança de percepção. Se, inicialmente, o movimento era focado na busca de culpados, ao final do processo, emergiu uma postura de mediação.Sugere que propostas desta natureza sejam implementadas nas escolas fortalecendo o papel produtivo do conflito.Downloads
Referências
ARAÚJO, U. F. Moralidade e indisciplina: uma leitura possível a partir do referencial piagetiano. In: AQUINO, J. G. (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 7. ed. São Paulo: Summus, 1996. p. 103-116.
LA TAILLE, Y. de. A indisciplina e o sentimento de vergonha: indisciplina na escola. São Paulo: Summus, 1996.
LA TAILLE, Y. de. Limites: três dimensões educacionais. São Paulo: Ática, 1998.
LEITE, N. M. B. Síndrome de burnout e relações sociais no trabalho. 2008. 168 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
MARTINEZ ZAMPA, D. Mediación educativa y resolución de conflictos: modelos de implementación. Buenos Aires: Novedades Educativas, 2005.
SARRIERA, J. C.; CÂMARA, S. G. Pesquisa e intervenção junto a adolescentes: experiências que ensinam. In: RABELO, L. (Org.). Pesquisa e intervenção na infância e na juventude. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2008. p. 100-118.
VINHA, T. P. Valores morais em construção. Revista AMAE-Educando, Belo Horizonte, n. 285, p. 6-12, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.