História e políticas para formação de professores em nível universitário: a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santa Catarina

Autores

  • Celso João Carminati Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC - Brasil.
  • Camila Porto Fasolo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), Brasília, DF - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6089

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa sobre a Faculdadede Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) de Santa Catarina. As análises levam em consideração o contexto das políticas educacionais dos anos de 1960, a constituição histórica e os fundamentos que vicejaram no interior da faculdade, tomando por base o modelo de formação de professores defendido por intelectuais como Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira. As abordagens aqui apresentadas são resultantes de levantamento bibliográfico e de entrevistas que realizamos com ex-professores e ex-alunos da faculdade. O modelo de formação que articulava as diversas ciências, a Filosofia e Letras, mais o plus da educação foi alterado pela reforma universitária n. 5.540/68, uma vez que instituiu o ciclo básico, modificou o arranjo dos cursos dentro da universidade, desmontando o desenho institucional vigente desde a década de 1930, consolidando uma visão funcionalista de formação de professores. 

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Publicado

2012-07-10

Como Citar

Carminati, C. J., & Porto Fasolo, C. (2012). História e políticas para formação de professores em nível universitário: a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santa Catarina. Revista Diálogo Educacional, 12(36), 325–338. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6089