Os currículos da Educação Física na educação infantil em Vitória, ES (1991-2007)

Autores

  • Kezia Rodrigues Nunes Doutoranda em Educação, professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES - Brasil.
  • Amarílio Ferreira Neto Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6097

Resumo

Analisa as práticas curriculares da Educação Física na educação infantil na Rede Municipal de Ensino de Vitória, ES, nos diferentes formatos apresentados pelos concursos públicos, entre 1991 e 2007. A proposta teórico-metodológica considerou a metáfora do conhecimento tecido em redes como potência para problematizar e analisar o currículo em suas interações, saberes, fazeres e poderes. Utiliza pesquisa bibliográfica, documental e com o cotidiano para perceber singularidades e continuidades desse movimento. Também entrevista e acompanha as práticas dos professores de Educação Física que trabalharam em uma instituição. Compreende a existência de uma multiplicidade de sentidos de currículos produzidos pelos cargos e a necessidade de problematizar outras formas de inserção da Educação Física na educação infantil. 

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Publicado

2012-07-10

Como Citar

Rodrigues Nunes, K., & Ferreira Neto, A. (2012). Os currículos da Educação Física na educação infantil em Vitória, ES (1991-2007). Revista Diálogo Educacional, 12(36), 485–507. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6097