FORMAÇÃO (DES)CONTINUADA E REPRESENTAÇÃO DE PROFESSOR EM MATERIAIS DIDÁTICOS DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Eliana Maria Severino Donaio Ruiz Universidade São Francisco (USF) em Itatiba, SP - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6100

Resumo

Com base na perspectiva discursivo-desconstrutivista e nos estudos socioculturais, este trabalho pretende problematizar as representações de professor em materiais didáticos da Olimpíada de Língua Portuguesa. Pressupõe que a visão socialmente construída acerca do professor é a de um agente imbuído de um aparato teórico-metodológico para abordar um determinado saber; que este saber é, na maioria das vezes, o veiculado pelo livro didático;e que o material da Olimpíada entra na sala de aula para desempenhar o papel de livro didático; concluímos que o professor aparece representado nesse material como um agente destituído de saber para dar conta da tarefa de ensinar a escrita.

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Publicado

2012-07-10

Como Citar

Severino Donaio Ruiz, E. M. (2012). FORMAÇÃO (DES)CONTINUADA E REPRESENTAÇÃO DE PROFESSOR EM MATERIAIS DIDÁTICOS DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Diálogo Educacional, 12(36), 549–573. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6100