A formação continuada de professores na Rede Municipal de Ensino de Curitiba: implantação, consolidação e expansão
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6093Resumo
Trata-se de estudo realizado com o objetivo de analisar as experiências do Município de Curitiba com a formação continuada de professores, a partir de 1963. Instalados os Centros Comunitários em Curitiba, com uma proposta de educação comunitária, deu-se início a um trabalho que, ao longo das décadas seguintes, iria se desenvolver de forma gradual, até sua efetiva consolidação, em meados de 1980, com a revisão da estrutura administrativa do Município, para nela se inserir a Divisão de Treinamento Pedagógico. Definida uma política educacional de formação docente, foi possível um trabalho abrangente, com ações que adequavam a formação dos professores às dificuldades por eles manifestadas em seu trabalho com a educação da população. A pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, foi realizada com apoio nas reflexões de Neves (1988), Costa (2007)e Vieira (2010), fundamentando-se nos documentos disponíveis no Arquivo da Secretaria Municipal de Educação. Como resultado, foi possível delinear a trajetória da formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba em seu movimento de implantação, consolidação e expansão.Downloads
Referências
BACELLAR, C. Uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY, C. B. (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005. p. 23-79.
BRASIL. Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de primeiro e segundo graus, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 12 ago. 1971. p. 6377. Disponível em: <http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id=75576>. Acesso em: 9 out. 2011.
COSTA, V. A. A. Memória da Rede Municipal de Ensino de Curitiba (1963-1982). Boletim da Casa Romário Martins, Curitiba, v. 30, n. 133, mar. 2007.
CURITIBA. Lei n. 1.127 de 2 de agosto de 1955. Reorganiza os órgãos da Prefeitura Municipal de Curitiba, cria e extingue cargos, e dá outras providências. Disponível em: <http://domino.cmc.pr.gov.br/contlei.nsf/735cd5bfb1a32f3
fc004f61b8/d6adb00abb87dfbb032569030076bc8a?OpenDocument>. Acesso em: 14 out. 2011.
CURITIBA. Departamento do Bem Estar Social. Diretoria de Educação. Relatório de 1963-1966. Curitiba: Prefeitura Municipal de Curitiba, 1966.
CURITIBA. Departamento do Bem Estar Social. Diretoria de Educação. Relatório anual de 1967. Curitiba: Prefeitura Municipal de Curitiba, 1967.
CURITIBA. Subsídios para o planejamento da rede escolar de Curitiba.
Curitiba: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba - IPPUC, 1968.
CURITIBA. Relatório do Departamento do Bem Estar Social. Histórico do Departamento do Bem Estar Social da PMC. Curitiba: Prefeitura Municipal de Curitiba, 1969a.
CURITIBA. Relatório da gestão Omar Sabbag 1967/1969. Curitiba: Prefeitura Municipal de Curitiba, 1969b.
CURITIBA. Departamento do Bem Estar Social. Relatório anual de 1969 e diretrizes para 1970. Curitiba: Prefeitura Municipal de Curitiba, 1969c.
CURITIBA. Divisão de Centros Comunitários. Diretoria de Educação. Departamento do Bem Estar Social. Relatório semestral de atividades da divisão de centros comunitários. Curitiba: Prefeitura Municipal de Curitiba, 1969d.
CURITIBA. Relatório da secção de orientação pedagógica - janeiro/julho
Curitiba: Prefeitura Municipal de Curitiba, 1972. Diretoria de Educação.
CURITIBA. Relatório do departamento do Bem Estar Social. Curitiba: Prefeitura Municipal de Curitiba, 1973.
CURITIBA. Departamento do Bem Estar Social. Relatório de atividades do exercício de 1974. Curitiba: Prefeitura Municipal de Curitiba, 1974.
CURITIBA. Educação. Curitiba: Prefeitura Municipal de Curitiba, 1975a.
CURITIBA. Departamento do Bem Estar Social. Diretoria de Educação. Plano de educação. Plano curricular. vol. III-A. Curitiba: Prefeitura Municipal de Curitiba, 1975b.
CURITIBA. Diretoria de Educação. Relatório final da Supervisão Pedagógica referente ao ano letivo de 1975. Curitiba: Prefeitura Municipal de Curitiba, 1975c.
CURITIBA. Diretoria de Educação. Departamento do Bem Estar Social. Plano curricular: diretrizes curriculares para as escolas municipais. Curitiba: Prefeitura Municipal de Curitiba, 1977.
CURITIBA. Diretoria de Educação. Relatório geral de atividades da Diretoria de Educação à vista do Plano de Ação anual. Curitiba: Prefeitura Municipal de Curitiba, 1980a.
CURITIBA. Departamento de Educação. Relatório geral de atividades. Curitiba: Prefeitura Municipal de Curitiba, 1980b.
CURITIBA. Departamento de Educação. Relatório geral de atividades. Curitiba: Prefeitura Municipal de Curitiba, 1981.
CURITIBA. Departamento de Educação. Relatório geral de atividades. Curitiba: Prefeitura Municipal de Curitiba, 1982.
CURITIBA. Departamento de Educação. Relatório das atividades. Curitiba: Prefeitura Municipal de Curitiba, 1983.
CURITIBA. Diretoria de Educação. Departamento de Educação. Relatório anual de atividades. Síntese com dados comparativos 1982/1984. Curitiba: Prefeitura Municipal de Curitiba, 1984a.
CURITIBA. Diretoria de Educação. Relatório anual de atividades. Departamento de Educação. Curitiba: Prefeitura Municipal de Curitiba, 1984b.
CURY, C. J. Educação e contradição. São Paulo: Cortez, 2000.
GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1995.
KOSIK, K. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
NEVES, B. V. F. et al. Caracterização dos planos curriculares de educação da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Monografia. Curitiba: UFPR, 1988. Mimeo.
POULANTZAS, N. O estado, o poder, o socialismo. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
SCHULTZ, T. W. O capital humano: investimento em educação e pesquisa. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1973.
THOMPSON, E. P. A miséria da teoria ou um planetário de erros. Rio de
Janeiro: Zahar, 1981.
VIEIRA, A. M. D. P. Caminhos e descaminhos na formação continuada de
professores: as políticas públicas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba (1963 a 1996). 2010. 341 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2010.
WACHOWICZ, L. A. A dialética na pesquisa em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 2, n. 3, p. 171-181, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.