Sons de brasilidade na educação de educadores catarinenses

Autores

  • Tânia Regina da Rocha Unglaub Universidade do Estado de Santa Catarina (CEAD/UDESC), Florianópolis, SC - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6090

Resumo

Canções cívico-patrióticas estiveram presentes no cotidiano escolar durante os anos de 1930 e 1940, com caráter obrigatório, para despertar sentimentos de brasilidade na população do país. O Curso Normal buscava estimular os futuros professores à prática dos cantos cívicos, com objetivo de torná-los formadores do novo cidadão brasileiro. Portanto, este artigo busca fazer reflexões sobre vestígios de uma cultura escolar expressa em letras e partituras de canções escolares encontradas em cadernos de normalistas do Instituto de Educação de Florianópolis e partituras em folhas soltas compostas por estudantes e professores do referido curso. Também são analisadas canções entoadas por protagonistas que sentaram nos bancos escolares dessa instituição educativa, e o programa da disciplina de Canto Orfeônico. As canções estão carregadas de significados e representações da realidade, no sentido utilizado por Roger Chartier (1990). Essas representações e sentidos fazem parte da construção da história de determinada cultura escolar em que a música foi utilizada estrategicamente para despertar sentimentos cívico-patrióticos. As informações apresentadas neste trabalho foram cedidas por depoentes que vivenciaram aquele momento histórico (1937-1945). O trabalho é resultado parcial de uma pesquisa de uma tese doutoral que investigou o uso da música nas escolas catarinenses durante o Estado Novo.  

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Publicado

2012-07-10

Como Citar

da Rocha Unglaub, T. R. (2012). Sons de brasilidade na educação de educadores catarinenses. Revista Diálogo Educacional, 12(36), 339–357. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6090