Sons de brasilidade na educação de educadores catarinenses
DOI :
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6090Résumé
Canções cívico-patrióticas estiveram presentes no cotidiano escolar durante os anos de 1930 e 1940, com caráter obrigatório, para despertar sentimentos de brasilidade na população do país. O Curso Normal buscava estimular os futuros professores à prática dos cantos cívicos, com objetivo de torná-los formadores do novo cidadão brasileiro. Portanto, este artigo busca fazer reflexões sobre vestígios de uma cultura escolar expressa em letras e partituras de canções escolares encontradas em cadernos de normalistas do Instituto de Educação de Florianópolis e partituras em folhas soltas compostas por estudantes e professores do referido curso. Também são analisadas canções entoadas por protagonistas que sentaram nos bancos escolares dessa instituição educativa, e o programa da disciplina de Canto Orfeônico. As canções estão carregadas de significados e representações da realidade, no sentido utilizado por Roger Chartier (1990). Essas representações e sentidos fazem parte da construção da história de determinada cultura escolar em que a música foi utilizada estrategicamente para despertar sentimentos cívico-patrióticos. As informações apresentadas neste trabalho foram cedidas por depoentes que vivenciaram aquele momento histórico (1937-1945). O trabalho é resultado parcial de uma pesquisa de uma tese doutoral que investigou o uso da música nas escolas catarinenses durante o Estado Novo.Téléchargements
Références
ARRUDA, Y. de Q. Elementos de Canto Orfeônico. 22. ed. São Paulo:
Companhia Editora Nacional, 1949.
BACZCO, B. Imaginação social Enciclopédia Einaudi. Lisboa: Imprensa
Nacional; Casa da Moeda, 1985. v. 5.
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL, 1990.
CHARTIER, R. Leituras e leitores na França do Antigo Regime. São Paulo:
Ed. da UNESP, 2003.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 11. ed. Petrópolis:
Vozes, 2005.
DAROS, M. das D. Formação de professores em Santa Catarina: breves considerações sobre sua história. In: DAROS, M. das D.; DANIEL, L. S.; SILVA, A. C. (Org.). Fontes históricas: contribuições para o estudo da formação dos professores catarinenses (1883-1946). Florianópolis: NUP; CED; UFSC, 2005. p. 11-21. (Série Pesquisa; 4).
DAROS, M. D.; SILVA, A. C.; DANIEL, L. S. A reforma curricular dos cursos de formação de professores em Santa Catarina nos anos 1930/1940: o papel estratégico da ciência como fundamento as políticas do Estado para a educação nacional. In: DAROS, M. das D.; DANIEL, SILVA, A. C. da; DANIEL, L. S. (Org.). Fontes históricas: contribuições para o estudo da formação dos professores catarinenses (1883-1946). Florianópolis: NUP; CED; UFSC, 2005. v. 4, p. 23-38.
DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA – DOESC. Ano IX, n. 2383, p. 3. Florianópolis, 17 nov. 1942. Acervo: Arquivo Público de Santa Catarina (APESC).
FERNANDES, O. (compositor). Despedida. Revista de Educação, n. 7, p. 24-25, 1937.
HORTA, J. S. B. O hino, o sermão e a ordem do dia: a educação no Brasil (1930-1945). Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 1994.
IRMÃ CORÁLIA. Irmã Corália (85 anos). Florianópolis, SC. 2005. Fita cassete (60 min); Depoimento escrito p. 3. Entrevista concedida a Tânia Regina da Rocha Unglaub.
LINS, I. da S. O valor da experiência: o relato de uma vida dedicada à educação. Florianópolis: Edição do Autor, 2002.
LINS, I. da S. Isabel da Silva Lins (81 anos). Florianópolis, 2005 e 2006.
Depoimento escrito, p. 10. Fita de vídeo (40 min); Fita cassete (60 min).
Entrevista concedida a Tânia Regina da Rocha Unglaub.
NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n. 10, p. 5-28, 1993.
OLIVEIRA, M. R. Oralidade e canção: a música popular brasileira na história. In: LOPES, A. H.; VELLOSO, M. P.; PESAVENTO, S. J. (Org.). História e linguagens: texto, imagem oralidade e representações. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006. p. 245-256.
PESSANHA, E. C.; DANIEL, M. E. B.; MENEGASSO, M. A. (Org.). Da história das disciplinas escolares à história da cultura escolar: uma trajetória de pesquisa.
Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 27, p. 57-69, 2004.
REVISTA DE EDUCAÇÃO. Hinos escolares. Florianópolis, ano 2, n. 7, 1937.
SEPTIBA, S. S. Sueli Souza Septiba (55 anos). Florianópolis, 2004-2007. Depoimento oral transcrito durante a entrevista p. 15. Fita cassete (60 min). Entrevista concedida a Tânia Regina da Rocha Unglaub.
SEPTIBA, T. S. Théo Souza Septiba (30 anos). Florianópolis, 2004-2007. Entrevista oral gravada em cassete concedida à autora desta pesquisa.
VILLA-LOBOS, H. Cartilha de canto orfeônico: aulas de canto orfeônico para as quatro séries do ensino Primário. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1947.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.