A oferta do ensino primário e secundário investigada por meio da propaganda impressa (1875-1910)

Autores

  • Helena de Araujo Neves Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS - Brasil.
  • Giana Lange do Amaral Universidade Federal de Pelotas. Coordenadora do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS - Brasil.
  • Elomar Antonio Callegaro Tambara Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6096

Resumo

Este artigo faz parte de uma pesquisa já concluída. Tem por objetivo apresentar informações sobre a oferta de ensino primário e secundário privado em Pelotas, município localizadoao Sul do Rio Grande do Sul. A investigação abrange o período compreendido entre os anos de 1875 a 1910 e foi realizada por meio do conteúdo de propagandas impressas,divulgadas em diferentes periódicos que circularam na cidade. A investigação dá indicativos de como ocorreu a organização do ensino privado na virada do século XIX para o XX focando especificamente o ensino primário e secundário, bem como as suas constituições curriculares. Observa-se, assim, que tanto para o ensino secundário, como para o primário, os resultados dos alunos eram uma garantia da qualidade da instituição de ensino, fato amplamente explorado nos anúncios. Nesta pesquisa as propagandas fazem emergir,portanto, aspectos sobre a atuação do ensino privado em um momento de constituição de um sistema organizado – que aos poucos saía das casas, como uma prática de ensino privado – para aos poucos serem formadas as primeiras escolas privadas. Não tem como pretensão esgotar as múltiplas leituras que possam ser feitas sobre a temática, mas foca o olhar para o mercado da educação, contribuindo, assim, com o campo investigado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANJOS, M. H. dos. Estrangeiros e modernização: a cidade de Pelotas no último quartel do século XIX. Porto Alegre: Editora e Gráfica Universitária UFPel, 1996.

ARRIADA, E. A Educação Secundária na Província de São Pedro do Rio

Grande do Sul: a desoficialização do Ensino Público. 2007. 373 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

BUFFA, E. O público e o privado na educação brasileira do século XX. In: STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. C. (Org.). Histórias e memórias da educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2004. v. 5, p. 53-67.

CARDOSO, T. F. L. As aulas régias no Brasil. In: BASTOS, M. H. C. (Org.). História e memória da educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2004. v. 1, p. 179-191.

LIMEIRA, A. de M. Práticas educativas e publicidade: a iniciativa privada no Almanak Laemmert (1844-1859). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 4., 2006, Goiânia. Anais... Goiânia: Congresso Brasileiro de História da Educação, 2006. p. 3-8.

LONER, A. B. Construção de classe: operários de Pelotas e Rio Grande (1888- 1930). Pelotas: Editora e Gráfica Universitária UFPel, 2001.

LOPES, I. S. Anúncio do Collegio Perseverança. Jornal a Pátria, v. 1, n. 300, 7 jan. 1891.

GERNGROSS, E. A. Anúncio do Colégio Franco Rio-Grandense. Jornal Diáriode Pelotas, v. 1, n. 7, 10 jan. 1877.

LOURO, G. Uma leitura da história da educação sob a perspectiva do gênero. Porto Alegre: Teoria e Educação, 1992.

MAGALHÃES, M. O. Opulência e cultura na província de São Pedro do Rio

Grande do Sul: um estudo sobre a História de Pelotas (1860-1890). Pelotas: Editora e Gráfica Universitária UFPel, 1993.

MENEZES, T. Anúncio do Collegio Commercial. Jornal Diário Popular, v. 1,

n. 8, p. 2, 1895. NEVES, H. de A. A “Alma do Negócio": aspectos da educação em Pelotas-RS na propaganda institucional (1875-1910). 2007. 260 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da UFPel, Pelotas.

RELATÓRIO apresentado ao Conselho Municipal em 20 setembro 1912 pelo Intendente engenheiro Cypriano Corrêa Barcellos. Pelotas: Conselho Municipal de Pelotas, 1912.

RELATÓRIO com que o Exmo. Sr. Dr. Francisco I. Marcondes Homem de Mello passou a administração desta província ao excelentíssimo senhor doutor Joaquim Vieira da Cunha, 1º vice-presidente, no dia 13 de abril do ano de 1868. Pelotas: Conselho municipal de Pelotas, 1868.

REVERBEL, C. Um capitão da guarda nacional: vida e obra de J. Simões Lopes Neto. Caxias do Sul: Martins Livreiro, 1981.

RIBEIRO, M. L. S. História da educação brasileira: a organização escolar. São Paulo: Cortez & Moraes, 1978.

SCHNEIDER, R. P. A instrução pública no Rio Grande do Sul 1770-1889.

Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1993.

SOUZA, R. F. Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil. Caderno CEDES, Campinas, v. 20, n. 51, p. 9-28, 2000.

TAMBARA, E. C. A educação feminina no Brasil ao final do século XIX. Revista História da Educação, v. 1, n. 1, p. 67-90, 1997.

TAMBARA, E. C. A.; ARRIADA, E. Coletânea de leis sobre o ensino primário e secundário no Período Imperial Brasileiro. Pelotas: Seiva, 2005.

VECHIA, A. O ensino secundário no século XIX: instruindo as elites. In: BASTOS, M. H. C. (Org.). História e memória da educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2004. v. 1, p. 78-90.

ULRICH, A. A. Anúncio do Collegio Evolução. Jornal a Discussão, v. 1, n. 73, 1886.

Downloads

Publicado

2012-07-10

Como Citar

de Araujo Neves, H., Lange do Amaral, G., & Callegaro Tambara, E. A. (2012). A oferta do ensino primário e secundário investigada por meio da propaganda impressa (1875-1910). Revista Diálogo Educacional, 12(36), 459–483. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6096