A oferta do ensino primário e secundário investigada por meio da propaganda impressa (1875-1910)

Authors

  • Helena de Araujo Neves Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS - Brasil.
  • Giana Lange do Amaral Universidade Federal de Pelotas. Coordenadora do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS - Brasil.
  • Elomar Antonio Callegaro Tambara Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6096

Abstract

Este artigo faz parte de uma pesquisa já concluída. Tem por objetivo apresentar informações sobre a oferta de ensino primário e secundário privado em Pelotas, município localizadoao Sul do Rio Grande do Sul. A investigação abrange o período compreendido entre os anos de 1875 a 1910 e foi realizada por meio do conteúdo de propagandas impressas,divulgadas em diferentes periódicos que circularam na cidade. A investigação dá indicativos de como ocorreu a organização do ensino privado na virada do século XIX para o XX focando especificamente o ensino primário e secundário, bem como as suas constituições curriculares. Observa-se, assim, que tanto para o ensino secundário, como para o primário, os resultados dos alunos eram uma garantia da qualidade da instituição de ensino, fato amplamente explorado nos anúncios. Nesta pesquisa as propagandas fazem emergir,portanto, aspectos sobre a atuação do ensino privado em um momento de constituição de um sistema organizado – que aos poucos saía das casas, como uma prática de ensino privado – para aos poucos serem formadas as primeiras escolas privadas. Não tem como pretensão esgotar as múltiplas leituras que possam ser feitas sobre a temática, mas foca o olhar para o mercado da educação, contribuindo, assim, com o campo investigado. 

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Published

2012-07-10

How to Cite

de Araujo Neves, H., Lange do Amaral, G., & Callegaro Tambara, E. A. (2012). A oferta do ensino primário e secundário investigada por meio da propaganda impressa (1875-1910). Revista Diálogo Educacional, 12(36), 459–483. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6096