A documentação pedagógica na abordagem italiana: apontamentos a partir de pesquisa bibliográfica

Autores

  • Amanda Cristina Teagno Lopes Marques Doutoranda pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) São Paulo, SP - Brasil.
  • Maria Isabel de Almeida Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), professora da mesma instituição, e uma das coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação de Educadores (Gepefe), São Paulo, SP - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6095

Resumo

O presente artigo tem por objetivo ampliar a compreensão acerca do conceito de documentação pedagógica na abordagem italiana para a educação infantil. Apresenta dados coletados a partir de pesquisa bibliográfica realizada junto à Universidade de Bologna,Itália, com financiamento Capes – PDEE (Programa de Doutorado no Brasil com Estágio no Exterior), tendo como fonte livros e artigos de autores italianos não traduzidos para o português. A documentação, entendida como atividade de elaboração, comunicação, pesquisa e difusão de documentos (BISOGNO, 1980), pode representar elemento de qualificação da proposta pedagógica da Educação Infantil ao relacionar-se à reflexão sobre a prática e à formação contínua (BALSAMO, 2006; SACCHETTO, 2002), à construção de memória e identidade (PASQUALE, 2002), à visibilidade do projeto educativo da escola (SPECCHIA,2001), à comunicação (BENATI, 2005). Trata-se de uma ação sistemática e intencional(BENZONI, 2001) que implica a seleção de objeto, objetivos, interlocutores e modalidades de produção (PARODI, 2001); documenta-se para si mesmo, para as famílias, para e comas crianças. A documentação relaciona-se ao planejamento, à avaliação e à publicização do trabalho, e deve ser compreendida como elemento inerente à profissionalidade docente.

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Publicado

2012-07-10

Como Citar

Teagno Lopes Marques, A. C., & de Almeida, M. I. (2012). A documentação pedagógica na abordagem italiana: apontamentos a partir de pesquisa bibliográfica. Revista Diálogo Educacional, 12(36), 441–458. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.6095