v. 8 n. 25 (2008): História da Educação Matemática

Publicado: 2008-07-17

Dossiê

  • OSVALDO SANGIORGI E O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3724
    Wagner Rodrigues Valente
    583-613
  • LA TRANSICIÓN HACIA LA MATEMÁTICA MODERNA EN ESPAÑA: LA REVISTA VIDA ESCOLAR

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3727
    Maria Teresa González Astudillo
    615-631
  • EL CENTRE BELGE DE PÉDAGOGIE DE LA MATHÉMATIQUE (1958-1973): NOTA HISTÓRICA

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3733
    Modesto Sierra Vázquez
    633-645
  • CULTURA ACADÊMICA E CULTURA ESCOLAR: RELAÇÕES ENTRE MATEMÁTICOS E PROFESSORES DE MATEMÁTICA

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3739
    Aparecida Rodrigues Silva Duarte
    647-662
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DA MATEMÁTICA MODERNA: UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3745
    Maria Cecília Bueno Fischer
    663-674
  • CUIABÁ NA DÉCADA DE 80: VESTÍGIOS DA MATEMÁTICA MODERNA NAS QUATRO PRIMEIRAS SÉRIES DO 1º GRAU

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3832
    Gladys Denise Wielewski, Luzia Aparecida Palaro , Sergio Antonio Wielewski 
    675-688
  • QUE GEOMETRIA MODERNA PARA AS ESCOLAS DO BRASIL E DE PORTUGAL?

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3757
    Maria Célia Leme da Silva
    689-699
  • MARTHA DANTAS: O ENSINO DA GEOMETRIA NA BAHIA

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3763
    Maria Célia Leme da Silva, Kátia Cristina Camargo
    701-714
  • TRAÇOS DE “MODERNIDADE” NOS ARTIGOS DE MATEMÁTICA DA REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3769
    Maria Cristina Araújo de Oliveira, Ruy César Pietropaolo
    715-726
  • ENSINO DE MATEMÁTICA E MATEMÁTICA MODERNA EM CONGRESSOS NO BRASIL E NO MUNDO

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3772
    Flávia Soares
    727-744
  • A APROPRIAÇÃO DA MATEMÁTICA MODERNA NA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO PARANÁ NAS DÉCADAS DE 60 E 70

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3778
    Neuza Bertoni Pinto, Bárbara Winiarski Diesel Novaes
    745-762

Artigos

  • A QUESTÃO AGRÁRIA E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR DO CAMPO NO SÉCULO XXI: AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA DA TERRA

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3784
    Nair Casagrande
    765-785
  • AVALIAÇÃO DAS INTERAÇÕES NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA CRIATIVA VIA WEB

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3793
    Deller James Ferreira, Gilberto Lacerda dos Santos
    787-800
  • BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA COMO MEDIADORA NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3802
    Heloisa Helena Anzolin, Rosa Lydia Teixeira Corrêa
    801-817
  • PERSPECTIVAS SOBRE O CONHECIMENTO DO PROFESSOR

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3811
    Henrique Manuel Guimarães
    819-839

Resenhas

  • PARA SEMPRE! O COMPROMISSO ÉTICO DO EDUCADOR

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3823
    Cloves Amorim, Léo Peruzzo Jr.
    843-846
  • ENSINO RELIGIOSO: ASPECTOS LEGAL E CURRICULAR

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3826
    Claudino Gilz
    847-848