PERSPECTIVAS SOBRE O CONHECIMENTO DO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3811Resumo
Este artigo é um ensaio teórico sobre o conhecimento doprofessor onde são confrontadas as perspectivas de três autores- Donald Schön, Freema Elbaz e D. Jean Clandinin - destacando,em cada um deles, as principais dimensões e componentes usadasna caracterização desse conhecimento. Tomamos como pontode partida a crítica de Schön ao modelo da ‘racionalidade técnica’e procuramos depois mostrar que esses autores desenvolvem aidéia de um saber específico do professor como um tipo deconhecimento que tem na prática, a um tempo, a sua fonteprincipal e lugar de manifestação. Pretendemos, igualmente,mostrar que com a idéia de ‘conhecimento prático’ defendida -com uma natureza experiencial, situacional e pessoal - se procuraevitar a sua identificação com um conhecimento meramentetécnico e ultrapassar algumas dicotomias habituais no estudo ecaracterização de formas de conhecimento, nomeadamente,teoria-prática, razão-emoção, objetivo-subjetivo, individualsocial,conteúdo-estrutura.Downloads
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