PERSPECTIVAS SOBRE O CONHECIMENTO DO PROFESSOR
DOI :
https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3811Résumé
Este artigo é um ensaio teórico sobre o conhecimento doprofessor onde são confrontadas as perspectivas de três autores- Donald Schön, Freema Elbaz e D. Jean Clandinin - destacando,em cada um deles, as principais dimensões e componentes usadasna caracterização desse conhecimento. Tomamos como pontode partida a crítica de Schön ao modelo da ‘racionalidade técnica’e procuramos depois mostrar que esses autores desenvolvem aidéia de um saber específico do professor como um tipo deconhecimento que tem na prática, a um tempo, a sua fonteprincipal e lugar de manifestação. Pretendemos, igualmente,mostrar que com a idéia de ‘conhecimento prático’ defendida -com uma natureza experiencial, situacional e pessoal - se procuraevitar a sua identificação com um conhecimento meramentetécnico e ultrapassar algumas dicotomias habituais no estudo ecaracterização de formas de conhecimento, nomeadamente,teoria-prática, razão-emoção, objetivo-subjetivo, individualsocial,conteúdo-estrutura.Téléchargements
Références
ALARCÃO, I. Reflexão crítica sobre o pensamento de D. Schön e os programas de formação de professores. Cadernos CIDINE, n. 1, p. 5-22, 1991.
CLANDININ, D. J. Personal practical knowledge: a study of teacher’s classroom images. Curriculum Inquiry, v. 14, n. 4, p. 361-385, 1985.
______. Classroom pratice, teacher images in action. Londres: The Falmer Press, 1986.
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Teachers’ personal knowledge: what counts as ‘personal’ in studies of the personal. Curriculum Inquiry, v. 19, n. 6, p. 487-500, 1987.
CONNELLY, F. M.; CLANDININ, D. J. On narrative method, personal philosophy, and narrative unities in the story of teaching. Journal of Research in Science Teaching, v. 23, n. 4, p. 293-310, 1986.
ELBAZ, F. Teacher thinking, a study of practical knowledge. Londres: Croom Helm, 1983.
FENSTERMACHER, G. The knower and the known: the nature of knowledge in research on teaching. Review of Research in Education, v. 20, p. 3-56, 1994.
JOHNSON, M. Review of ‘teacher thinking: a study of practical knowledge’by Freema Elbaz. Curriculum Inquiry, v. 14, n. 4, p. 465- 468, 1984.
MUNBY, H. T. R. Frames of reflection: an introdution. In: RUSSEL, T.; MUNBY, H. (Ed.). Teacher and teaching: from classroom to reflection. Londres: The Falmer Press, 1992. p. 1-8.
PEREZ, A. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. (Ed.). Os professores e a sua formação. Lisboa: D. Quixote, 1992. p. 94-114.
SCHÖN, D. The reflective practitioner: how professionals think in action. Londres: Avebury, 1991.
______. Formar professores como profissionais reflexivos. In:
NÓVOA, A. (Ed.). Os professores e a sua formação. Lisboa: D. Quixote, 1992a. p. 79-91.
______. The theory of inquiry: dewey’s legacy to education. Curriculum Inquiry, v. 22, n. 2, p. 119-139, 1992b.
SCHULMAN, L. Those who understand. Educational Researcher, v.15, n. 7, p. 4-14, 1986.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.