CUIABÁ NA DÉCADA DE 80: VESTÍGIOS DA MATEMÁTICA MODERNA NAS QUATRO PRIMEIRAS SÉRIES DO 1º GRAU
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3832Resumo
Esse artigo se caracteriza como uma pesquisa histórica sobre oensino da Matemática em Cuiabá na década de 80. Neledescrevemos a criação do Grupo de Ensino e Pesquisa emEducação Matemática (GEPEMAT) composto por professoresdo Departamento de Matemática da Universidade Federal deMato Grosso (UFMT) preocupados com o ensino da Matemáticaem Cuiabá e em Mato Grosso. Uma das ações desse grupo foi otreinamento de professores do Curso de Magistério de algumasescolas de Cuiabá e de Várzea Grande (municípios de MatoGrosso), utilizando parte da coleção de Material Instrucional deMatemática do 1º, 2º e 3º graus, elaborada por dois professoresda Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para esseartigo, utilizamos como objeto de análise o Material Instrucional de Matemática escrito para as quatro primeiras séries do 1º Grauusado no treinamento. Nesse material identificamos vestígios detópicos da Matemática Moderna, como por exemplo, topologia,conjuntos, relações e estudo de diferentes bases de numeração.
Downloads
Referências
DOC. 1. Projeto NAEC – PEAD: aplicação de material instrucional de matemática. Arquivo: PRÓVIVAS/UFMT, Cuiabá: Departamento de matemática/UFMT, 1982.
DOC. 2. Projeto Gepemat: melhoria das potencialidades docentes nos cursos de magistério: uma proposta alternativa em educação matemática. Arquivo: PRÓVIVAS/UFMT, Cuiabá: Departamento de matemática/ UFMT, 1982.
DOC. 3. Projeto pós-graduação: proposta de implantação da Pós- Graduação em educação. Arquivo: PRÓVIVAS/UFMT. Cuiabá: Departamento de matemática/UFMT, 1992.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, SP, n. 1. p. 9-45, jan./jun. 2001.
LIMA, R. N. de S.; VILA, M. do C. Número natural. Caderno doProfessor. Belo Horizonte: UFMG, [19—a]. p. 49.
LIMA, R. N. de S.; VILA, M. do C. Numeração. Caderno do Aluno. Belo Horizonte: UFMG, [19—b]. Ficha n. 35.
LIMA, R. N. de S.; VILA, M. do C. Algoritmo da adição. Caderno do Aluno. Belo Horizonte: UFMG, [19—c]. Ficha n. 47.
LIMA, R. N. de S.; VILA, M. do C. Topologia. Caderno do Aluno. Belo Horizonte: UFMG, [19—d]. Ficha n. 23.
LIMA, R. N. de S.; VILA, M. do C. Transformações geométricas I: isometrias e dilatações. Belo Horizonte: UFMG, [19—a]. (Edição experimental (mimeografada)).
LIMA, R. N. de S.; VILA, M. do C. Introdução elementar à topologia algébrica (1a parte). Belo Horizonte: UFMG, [19—j]. (Edição experimental (mimeografada)).
SILVA, M. C. L. da. Movimento da Matemática Moderna: possíveis leituras de uma cronologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 18, p. 49-63, maio/ago. 2006.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO – UFMT. Portal da Universidade Federal de Mato Grosso: Página principal do Instituto de ciências exatas e da terra: histórico do instituto – ICET. 2004. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2007.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO – UFMT. Portal da Universidade Federal de Mato Grosso: Página principal do Departamento de matemática: histórico do departamento, 2005. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.