ENSINO DE MATEMÁTICA E MATEMÁTICA MODERNA EM CONGRESSOS NO BRASIL E NO MUNDO
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3772Resumo
O movimento de renovação de ensino conhecido como MatemáticaModerna chegou ao Brasil na década de 60 impulsionado porreformas que estavam acontecendo em outros paises. Antes disso,no início do século XX, manifestações em prol de uma renovaçãodo ensino da Matemática já aconteciam em vários congressosinternacionais e continuaram a acontecer em congressos nos anosseguintes. Muitas das reivindicações e críticas levantadas na épocaforam as mesmas discutidas anos mais tarde, na década de 50. Podesedizer que as discussões travadas nesses congressos internacionaisderam impulso ao surgimento do Movimento da MatemáticaModerna em todo o mundo e ainda se constituíram num fórum dedebates acerca da Matemática Moderna. O objetivo deste texto éretomar alguns dos temas presentes nos principais congressos realizados ao longo do século XX que proporcionaram um aumentodas discussões sobre o ensino de Matemática, culminando no iníciodo Movimento da Matemática Moderna. Além disso, pretende-sediscutir como foram os primeiros congressos sobre o ensino daMatemática no Brasil e a sua importância para o movimento.Downloads
Referências
CONGRESSO NACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA NO CURSO SECUNDÁRIO, 1., 1955, Salvador. Anais... Salvador: Universidade da Bahia, 1957.
CONGRESSO NACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 2., 1957, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1959a.
CONGRESSO BRASILEIRO DO ENSINO DA MATEMÁTICA, 3., 1959, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: CADES-MEC, 1959b.
CONGRESSO BRASILEIRO DO ENSINO DA MATEMÁTICA, 4., 1962, Belém. Anais... Belém: CBEM, 1962.
CONGRESSO BRASILEIRO DO ENSINO DA MATEMÁTICA, 5., 1966, São José dos Campos, SP. Anais... São José dos Campos, SP: CBEM, 1966.
DIEUDONNÉ, J. A. Debemos enseñar las “matemáticas modernas”? In: PIAGET, J.; HERNÁNDEZ, J. (Org.). La Enseñanza de las matemáticas modernas. Madrid: Alianza, 1978. p. 130-139.
FEHR, Howard F. (Org.). Educacion matematica en las Americas: In: CONFERENCIA INTERAMERICANA SOBRE LA EDUCACION MATEMÁTICA. 1., 1962, New York. Informe… New York: Bureau of publications, Teachers College, Columbia University, 1962.
FEHR, H. F. (Org.). Educação matemática nas Américas. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA SOBRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2., 1969. São Paulo. Relatório... São Paulo: Nacional, 1969.
FEHR, H. F.; CAMP, J.; KELLOG, H. (Org.). La revolution en las matemáticas escolares (segunda fase). Buenos Aires: OEA, 1971.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006. (Coleção formação de professores).
HOWSON, A. G. Seventy-five years of the international commission on mathematical instruction. Educational Studies in Mathematics, Dordrecht, v. 15, n. 1, p. 75-93, 1984.
KILPATRICK, J. A history of research in mathematics education. In: GROUWS, D. A. (Ed.). Handbook of research on mathematics teaching and learning. New York: Macmillan, 1992. p. 3-35.
MOON, B. The ‘New Maths’ curriculum controversy: an international story. London: Falmer Press, 1986.
ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT – OECD. New thinking in school mathematics. Washington, D.C: OECD Publications Center, 1961.
SANGIORGI, O. Introdução da matemática moderna no ensino secundário. In: GEEM. Matemática moderna para o ensino secundário. São Paulo: IBECC, 1962. p. 1-14.
SCHUBRING, G. O primeiro movimento internacional de reforma curricular em matemática e o papel da Alemanha: um estudo de caso na transmissão de conceitos. Zetetiké, v. 7, n. 11, jan./jun.1999.
SOARES, F. Movimento da Matemática Moderna no Brasil: avanço ou retrocesso? 2001. 192 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.