MARTHA DANTAS: O ENSINO DA GEOMETRIA NA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3763Resumo
Este artigo faz parte de um projeto de pesquisa que pretende construirfatos históricos da educação matemática no Brasil, em especial, sobreo ensino de geometria na Bahia durante o Movimento da MatemáticaModerna. Investigaremos, nesta pesquisa, que proposta de ensino dageometria esteve contida nos livros didáticos do curso ginasial doprojeto: Processo entre a exposição e a descoberta - PROED, livros estesproduzidos em Salvador na década de 70, que tinha como uma dasautoras a matemática e educadora baiana Martha Maria de SouzaDantas. O projeto de pesquisa busca compreender como foi aintrodução da geometria moderna na Bahia, para isso fizemos umadescrição e uma análise preliminar de documentos de dois projetosdesenvolvidos em Salvador nas décadas de 60 e 70, entre eles o projetoao qual deu origem aos livros didáticos que farão parte de nossainvestigação. No corpo desse artigo apresentamos uma cronologiaacadêmica de Martha Dantas, pois ao fazermos as primeiras leiturasnos documentos recolhidos em Salvador, percebemos que os mesmosestavam fortemente atrelados à vida acadêmica dessa educadora.Downloads
Referências
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