MARTHA DANTAS: O ENSINO DA GEOMETRIA NA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3763Abstract
Este artigo faz parte de um projeto de pesquisa que pretende construirfatos históricos da educação matemática no Brasil, em especial, sobreo ensino de geometria na Bahia durante o Movimento da MatemáticaModerna. Investigaremos, nesta pesquisa, que proposta de ensino dageometria esteve contida nos livros didáticos do curso ginasial doprojeto: Processo entre a exposição e a descoberta - PROED, livros estesproduzidos em Salvador na década de 70, que tinha como uma dasautoras a matemática e educadora baiana Martha Maria de SouzaDantas. O projeto de pesquisa busca compreender como foi aintrodução da geometria moderna na Bahia, para isso fizemos umadescrição e uma análise preliminar de documentos de dois projetosdesenvolvidos em Salvador nas décadas de 60 e 70, entre eles o projetoao qual deu origem aos livros didáticos que farão parte de nossainvestigação. No corpo desse artigo apresentamos uma cronologiaacadêmica de Martha Dantas, pois ao fazermos as primeiras leiturasnos documentos recolhidos em Salvador, percebemos que os mesmosestavam fortemente atrelados à vida acadêmica dessa educadora.Downloads
References
CONGRESSO NACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO SECUNDÁRIO, 1., 1955, Salvador. Anais... Salvador: I CIBEM, 1957.
DANTAS, M. M. S; SANTOS, N. R.; BASTOS. H. N. Matemática: segunda série do curso ginasial. 3. ed. São Paulo: Brasil, 1954.
DANTAS, M. M. S. Sobre a metodologia da matemática. 1954. 38 f. Tese (Apresentada ao Concurso para Professor Titular da UFBA) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1971.
______. Uma experiência com o ensino da geometria através de transformações geométricas. Estudos do Instituto de Estudos e Pesquisas em Educação Anísio Teixeira, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 246-253, 1989.
______. Depoimento: uma mestra e sua vida. Cadernos do IFUFBA, Salvador, v. 6, n. 1, 2, p. 11-36, 1993.
DANTAS, M. M. et al. Curso experimental segundo os novos métodos do ensino da matemática. Apostilas de matemática I, Salvador: CECIBA, 1966.
______. Ensino atualizado da matemática: curso ginasial. 2. ed. São Paulo: EDART, 1971. v. 1-4.
______. As transformações geométricas e o ensino da geometria. Salvador: UFBA, 1988.
LEME DA SILVA, M. C. O ensino da geometria no Brasil em tempos de Matemática Moderna: uma primeira análise nos livros didáticos de Sangiorgi. In: SEMINÁRIOS DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 17., 2006, Setúbal. Anais... Setúbal: Instituto Politécnico de Setúbal, 2006.
VALENTE, W. R. História da educação matemática: interrogações metodológicas. São Paulo: PUC-SP-GHEMAT, 2002. (mimeo).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.