CULTURA ACADÊMICA E CULTURA ESCOLAR: RELAÇÕES ENTRE MATEMÁTICOS E PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Aparecida Rodrigues Silva Duarte Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS/MG. Integrante do GHEMAT (Grupo de Pesquisa de História da Matemática) - Pouso Alegre, MG

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3739

Resumo

Com a pretensão de contribuir para o estudo da dinâmica das relaçõesentre matemáticos e professores de matemática no contexto doMovimento da Matemática Moderna (MMM) no Brasil, este artigo voltasepara a discussão entre cultura acadêmica e cultura escolar, categoriasque consideramos relevantes para o aprofundamento desse assunto.Buscamos constatar como se processam as práticas do fazer matemáticoa partir de aportes teóricos propugnados pela História Cultural. Dessaforma, procuramos retratar as práticas do cotidiano de matemáticosbrasileiros e o modo como estas foram apropriadas pelo ensinosecundário, a partir de análise de algumas de suas produções científicase propostas para o ensino da matemática, utilizando como fontes livrosdidáticos, documentos de arquivos escolares e de arquivos pessoais, etc.Para tanto, tomamos os matemáticos Omar Catunda, Benedito Castruccie Luiz Henrique Jacy Monteiro como personagens representativos dosmodos de pensar daquele período, qual seja, o do MMM.

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Publicado

2008-07-17

Como Citar

Rodrigues Silva Duarte, A. (2008). CULTURA ACADÊMICA E CULTURA ESCOLAR: RELAÇÕES ENTRE MATEMÁTICOS E PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Revista Diálogo Educacional, 8(25), 647–662. https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3739