CULTURA ACADÊMICA E CULTURA ESCOLAR: RELAÇÕES ENTRE MATEMÁTICOS E PROFESSORES DE MATEMÁTICA
DOI :
https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3739Résumé
Com a pretensão de contribuir para o estudo da dinâmica das relaçõesentre matemáticos e professores de matemática no contexto doMovimento da Matemática Moderna (MMM) no Brasil, este artigo voltasepara a discussão entre cultura acadêmica e cultura escolar, categoriasque consideramos relevantes para o aprofundamento desse assunto.Buscamos constatar como se processam as práticas do fazer matemáticoa partir de aportes teóricos propugnados pela História Cultural. Dessaforma, procuramos retratar as práticas do cotidiano de matemáticosbrasileiros e o modo como estas foram apropriadas pelo ensinosecundário, a partir de análise de algumas de suas produções científicase propostas para o ensino da matemática, utilizando como fontes livrosdidáticos, documentos de arquivos escolares e de arquivos pessoais, etc.Para tanto, tomamos os matemáticos Omar Catunda, Benedito Castruccie Luiz Henrique Jacy Monteiro como personagens representativos dosmodos de pensar daquele período, qual seja, o do MMM.Téléchargements
Références
AVENBUCH, A. Curso moder no de matemática: para o ensino de
primeiro grau. São Paulo: Nacional, 1974.
CASTRUCCI, B.; BÓSCOLO, A. Matemática: curso moderno. São
Paulo: FTD, 1967.
CARVALHO, M. M. C.; TOLEDO, M. R. A. A constituição da “forma escolar” no Brasil: produção, circulação e apropriação. São Paulo: PUC- SP, 2002. (Projeto de pesquisa).
CHARTIER, R. O mundo como representação. Revista de Estudos Avançados, São Paulo, v. 11, n. 5, p. 173-191, 1991.
CHARTIER, A.-M. Escola, culturas e saberes. In: XAVIER, L. N. et al. Escola, culturas e saberes. Rio de Janeiro: FGV, 2005. p. 9-28.
DANTAS, M. M. S. et al. Matemática moderna I, II, III. Salvador: CECIBA, [1968 ou 1969].
DE CERTEAU. M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
______. A cultura no plural. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.
(Coleção Travessia do século).
DUARTE, A. R. S. Matemática e educação matemática: a dinâmica de suas relações ao tempo do Movimento da Matemática Moderna no Brasil. 2007. 437 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – PUCSP, São Paulo, 2007.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, v. 1, n. 1, p. 9-45, jan./jun. 2001.
RUIZ, A.; ABRANTES, H. Historia de las conferencias interamericanas de educación matemática. Bogotá, Colômbia: ACCEFN, 1997. Disponível em: <http://www.accefyn.org.co/PubliAcad/CIAEM/>. Acesso em: 25 nov. 2006.
SANGIORGI, O. Matemática: curso moderno. 10. ed. São Paulo: Nacional, 1963. v. 1, 2.
SEVCENKO, N. (Org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1998. v. 3.
SKIDMORE, T. Brasil: de Getúlio a Castelo (1930-1964). 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
VALENTE, W. R. Osvaldo Sangiorgi, um best-seller. In: VALENTE, W.R. (Org.). Osvaldo Sangiorgi: um professor moderno. São Paulo: Annablume/CNPq, 2007.
VIDAL, D. G. Culturas escolares: estudo sobre práticas de leitura e escrita na escola pública primária (Brasil e França, final do século XIX). Campinas, SP: Editores Associados, 2005. (Coleção memória da educação).
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.