QUE GEOMETRIA MODERNA PARA AS ESCOLAS DO BRASIL E DE PORTUGAL?
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3757Resumo
O presente artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisamaior cujo objetivo é investigar como foi a trajetória do ensino degeometria no Brasil e em Portugal, durante o MMM, e realizar umestudo histórico-comparativo. São discutidas as primeiras produçõesdidáticas para o ensino de Matemática na abordagem moderna emrelação ao ensino de geometria, nas séries finais do ensino secundário.No Brasil, analisamos um livro de Benedito Castrucci e em Portugal,o material elaborado por Sebastião e Silva. Consideramos quecompreender o ensino de geometria durante o MMM no Brasil, tendoa possibilidade de dialogar com uma investigação similar emPortugal, parece-nos muito interessante: as opções e entendimentosbrasileiros ganham significados novos ao estabelecermos acomparação com a realidade portuguesa.Downloads
Referências
AIRES, A. P. F. 0 conceito de derivada no ensino secundario em Portugal ao longo do seculo XX: uma abordagem hist6rica através dos planos cur riculares e manuais escolares. 2006. 290 f. Tese (Doutorado no Departamento de Didactica de La Matematica y Didactica De Las Ciencias Experimentales) - Univer sidade de Salamanca, Salamanca, Espanha, 2006.
CASTRUCCI, B. Geometria curso moderno. Sao Paulo: Nobel, 1968.
______. Entrevista concedida a Elizabete. [S. l.]: Zardo Burigo, 1988. FEHR, H. F. Reforma do ensino da geometria. In: FEHR, H. F. (Org.). Educacion matematica en las Americanas. Columbia: Teachers College Columbia University, 1962. p. 64-78.
GUIMARAES, H. M. Por uma matematica nova nas escolas secundarias: perspectivas e orienta
LEME DA SILVA, M. C.; OLIVEIRA, M. C. A. A geometria e o Movimento da Matematica Moderna no Brasil: cenas de um casamento conturbado. In: PROFMAT 2006. Actas do Profmat 2006. Associa
LEME DA SILVA, M. C. A geometria escolar em Portugal e no Brasil: primeiros estudos. MATOS, ]. M.; VALENTE, W. R. (Org.). A matematica moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: primeiros estudos. Sao Paulo: Vinci/CAPES, 2007, p. 81-103.
ORGANIZAÇÃO EUROPEIA PARA A COOPERAÇÃO ECONOMICA - OECE. Mathematiques nouvelles. Paris: OECE, 1961.
SILVA, ]. S. Compendio de matematica. Lisboa: GEP, 1975. v. 3. (Curso complementar do ensino secundario).
VALENTE, W. R. Estudar Portugal para entender o Brasil e vice-versa: algumas considera
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.