Vol. 8 No. 25 (2008): História da Educação Matemática

Published: 2008-07-17

Dossier

  • OSVALDO SANGIORGI E O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL

    Wagner Rodrigues Valente
    583-613
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3724
  • LA TRANSICIÓN HACIA LA MATEMÁTICA MODERNA EN ESPAÑA: LA REVISTA VIDA ESCOLAR

    Maria Teresa González Astudillo
    615-631
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3727
  • EL CENTRE BELGE DE PÉDAGOGIE DE LA MATHÉMATIQUE (1958-1973): NOTA HISTÓRICA

    Modesto Sierra Vázquez
    633-645
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3733
  • CULTURA ACADÊMICA E CULTURA ESCOLAR: RELAÇÕES ENTRE MATEMÁTICOS E PROFESSORES DE MATEMÁTICA

    Aparecida Rodrigues Silva Duarte
    647-662
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3739
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DA MATEMÁTICA MODERNA: UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA

    Maria Cecília Bueno Fischer
    663-674
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3745
  • CUIABÁ NA DÉCADA DE 80: VESTÍGIOS DA MATEMÁTICA MODERNA NAS QUATRO PRIMEIRAS SÉRIES DO 1º GRAU

    Gladys Denise Wielewski, Luzia Aparecida Palaro , Sergio Antonio Wielewski 
    675-688
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3832
  • QUE GEOMETRIA MODERNA PARA AS ESCOLAS DO BRASIL E DE PORTUGAL?

    Maria Célia Leme da Silva
    689-699
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3757
  • MARTHA DANTAS: O ENSINO DA GEOMETRIA NA BAHIA

    Maria Célia Leme da Silva, Kátia Cristina Camargo
    701-714
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3763
  • TRAÇOS DE “MODERNIDADE” NOS ARTIGOS DE MATEMÁTICA DA REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA

    Maria Cristina Araújo de Oliveira, Ruy César Pietropaolo
    715-726
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3769
  • ENSINO DE MATEMÁTICA E MATEMÁTICA MODERNA EM CONGRESSOS NO BRASIL E NO MUNDO

    Flávia Soares
    727-744
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3772
  • A APROPRIAÇÃO DA MATEMÁTICA MODERNA NA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO PARANÁ NAS DÉCADAS DE 60 E 70

    Neuza Bertoni Pinto, Bárbara Winiarski Diesel Novaes
    745-762
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3778

Articles

  • A QUESTÃO AGRÁRIA E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR DO CAMPO NO SÉCULO XXI: AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA DA TERRA

    Nair Casagrande
    765-785
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3784
  • AVALIAÇÃO DAS INTERAÇÕES NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA CRIATIVA VIA WEB

    Deller James Ferreira, Gilberto Lacerda dos Santos
    787-800
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3793
  • BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA COMO MEDIADORA NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

    Heloisa Helena Anzolin, Rosa Lydia Teixeira Corrêa
    801-817
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3802
  • PERSPECTIVAS SOBRE O CONHECIMENTO DO PROFESSOR

    Henrique Manuel Guimarães
    819-839
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3811

Review

  • PARA SEMPRE! O COMPROMISSO ÉTICO DO EDUCADOR

    Cloves Amorim, Léo Peruzzo Jr.
    843-846
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3823
  • ENSINO RELIGIOSO: ASPECTOS LEGAL E CURRICULAR

    Claudino Gilz
    847-848
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3826