Archives
-
Editoração de periódicos científicos em Educação: tópicos contemporâneos
Vol. 24 No 82 (2024) -
Educação em Contextos Humanitários
Vol. 24 No 81 (2024) -
Estudos sobre educação
Vol. 23 No 79 (2023) -
Práticas Emancipatórias Abertas para Sustentabilidade com Ciência e Tecnologias Emergentes
Vol. 23 No 77 (2023)O objetivo deste dossiê é explorar iniciativas transformadoras na educação por meio da escolarização aberta, com base teórica e empírica em diversos cenários de aprendizagem formal, informal e não-formal.
-
Pesquisas com/sobre/para crianças e docentes na Educação Infantil: discussões conceituais, éticas e metodológicas
Vol. 23 No 76 (2023)O dossiê temático pretende compartilhar discussões conceituais, éticas e metodológicas emergentes de pesquisas contemporâneas com/sobre/para crianças e docentes na Educação Infantil.
-
Arquivos pessoais e/na educação: passados reinscritos no presente
Vol. 22 No 75 (2022) -
Educação profissional e tecnológica: formação e práxis
Vol. 22 No 74 (2022) -
História e memória da escola pública no Paraná: temas, problemas e fontes
Vol. 22 No 73 (2022) -
Escolas criativas, complexidade e consciência planetária
Vol. 22 No 72 (2022) -
A docência na educação profissional técnica e tecnológica
Vol. 21 No 71 (2021) -
Práticas docentes: narrativas e representações sociais (volume II)
Vol. 21 No 70 (2021) -
Memórias, museus e educação: reflexões e possibilidades didáticas na história ensinada
Vol. 21 No 69 (2021)As concepções, reflexões e possibilidades didáticas sobre as pesquisas acerca das interrelações entre memória, museus e educação envidam ao diálogo das diferentes áreas de conhecimentos, que envolvem a educação formal e a não formal. A memória, analisada como vivências e experiências coletivas, pode ser ressignificada no tempo presente, tendo em vista as reflexões e dimensões educativas.
-
EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E (AUTO)FORMAÇÃO DE MULHERES
Vol. 20 No 67 (2020) -
Práticas docentes: narrativas e representações sociais
Vol. 20 No 66 (2020) -
Estilos de aprendizagem e ensino: novas aplicações na Educação
Vol. 20 No 64 (2020) -
Protagonismos femininos, cristianismo e História da Educação
Vol. 19 No 63 (2019) -
Instituições escolares: discursos e experiências de inovação pedagógica na escolarização primária no século XX
Vol. 19 No 61 (2019)A escola primária desempenhou papel significativo durante quase todo o século XX como lugar de aprendizagem de saberes necessários à modernização social. Esteve, sobretudo, vinculada a função civilizadora imprescindível para levar a cabo um projeto de nação que muitos governantes, lideranças políticas e educadores pretenderam e buscaram consolidar no Brasil e na Europa. Por isso, experiências inovadoras foram levadas a cabo com tal finalidade. Abordá-las da perspectiva da inovação, entendida como numa ampla acepção, que aponta, portanto, para diferentes compreensões, se entende ser necessário abordar nessa proposta de dossiê.
-
Educação digital
Vol. 19 No 60 (2019) -
Educação, tecnologias e inclusão digital
Vol. 18 No 58 (2018) -
Estado Democrático e Conselhos Municipais de Educação
Vol. 18 No 57 (2018) -
Educação online e Educação Aberta: cruzamentos e controvérsias
Vol. 18 No 56 (2018)Dossiê organizado pelos professores Edméa Santos, Lúcia Amante (Universidade Aberta de Portugal) e Bento Silva (Universidade do Minho) e artigos de demanda contínua. -
Educação Ambiental
Vol. 17 No 55 (2017) -
EDUCERE
Vol. 17 No 53 (2017)Suplemento. Dossiê com artigos do evento EDUCERE realizado em 2015. -
Políticas de Educação Superior
Vol. 17 No 54 (2017) -
História da Educação e Migrações
Vol. 17 No 51 (2017) -
Formação inicial de professores para a Educação Básica: conhecimentos e práticas
Vol. 16 No 50 (2016) -
História da Educação Matemática em distintas perspectivas
Vol. 16 No 49 (2016) -
Pedagogias e métodos: a matemática nos primeiros anos escolares (1880-1980)
Vol. 16 No 48 (2016) -
Educação e Justiça Social
Vol. 16 No 47 (2016) -
Pensamento educacional brasileiro e a formação de professores
Vol. 15 No 46 (2015) -
Formação de Professores por meio das Redes Sociais na perspectiva transdiciplinar
Vol. 15 No 45 (2015) -
Políticas de avaliação na formação de professores
Vol. 15 No 44 (2015) -
Cultura e infância: implicações para a formação de professores
Vol. 14 No 43 (2014) -
Formação de professores: interlocução universidade e educação básica
Vol. 14 No 42 (2014) -
Atuais tendências da metodologia de pesquisa em educação
Vol. 14 No 41 (2014) -
Prática pedagógica e formação docente
Vol. 13 No 40 (2013) -
Políticas Educacionais em direitos humanos
Vol. 13 No 39 (2013) -
Metodologia e Tecnologia na Educação Superior
Vol. 13 No 38 (2013) -
Pesquisa em formação de professores
Vol. 12 No 37 (2012) -
Formação de professores e a prática escolar em perspectiva histórica
Vol. 12 No 36 (2012) -
Didática e Formação de Professores
Vol. 12 No 35 (2012) -
História das disciplinas escolares e cultura escolar
Vol. 11 No 34 (2011) -
Representações sociais e formação de professores
Vol. 11 No 33 (2011) -
Aprendizagem e conhecimento na formação de professores
Vol. 11 No 32 (2011) -
Tecnologia na formação de professores
Vol. 10 No 31 (2010) -
Formação continuada
Vol. 10 No 30 (2010) -
Violência na Escola
Vol. 9 No 28 (2009) -
História e políticas da educação e a formação de professores
Vol. 9 No 27 (2009) -
Pós-Graduação e Pesquisa
Vol. 9 No 26 (2009) -
História da Educação Matemática
Vol. 8 No 25 (2008) -
Revista Diálogo Educacional
Vol. 8 No 24 (2008) -
Revista Diálogo Educacional
Vol. 8 No 23 (2008) -
Complexidade
Vol. 7 No 22 (2007) -
Reforma Universitária Brasileira
Vol. 7 No 21 (2007) -
Conexões do processo de aprendizagem e conhecimento
Vol. 7 No 20 (2007) -
Pesquisa em educação
Vol. 6 No 19 (2006) -
História da educação Matemática
Vol. 6 No 18 (2006) -
Políticas e gestão da educação
Vol. 6 No 17 (2006) -
Saberes Docentes
Vol. 5 No 16 (2005) -
Mídia e educação olhares multimidiáticos sobre práticas educacionais
Vol. 5 No 15 (2005) -
Diferentes olhares sobre a história da Educação
Vol. 5 No 14 (2005) -
Educação, comunicação e tecnologia II
Vol. 4 No 13 (2004) -
Educação,Comunicação ,tecnologia
Vol. 4 No 12 (2004) -
Politicas e gestão da educação Superior
Vol. 4 No 11 (2004) -
A didática e a nova cultura da aprendizagem
Vol. 4 No 10 (2003) -
Metodologia Politica e Filosofia
Vol. 4 No 9 (2003) -
Escola, formação docente,trabalho do professor
Vol. 4 No 8 (2003) -
v.2, n.4,
Vol. 2 No 4 (2001) -
v. 2 ,n. 3
Vol. 2 No 3 (2001) -
v. 1 ,n. 2
Vol. 1 No 2 (2000) -
v. 1 ,n. 1
Vol. 1 No 1 (2000)