v. 4 n. 12 (2004): Educação,Comunicação ,tecnologia

Publicado: 2004-07-17

Dossiê

  • OS NOVOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR COM AS TECNOLOGIAS

    José Manuel Moran.
    13-21
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6938
  • COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR COM NOVAS TECNOLOGIAS

    Paulo Gileno Cysneiros.
    23-33
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6920
  • RAZÕES PARA O FRACO USO DOS COMPUTADORES NA ESCOLA

    Fernando Albuquerque Costa.
    35-47
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6926
  • CASOS E NARRATIVAS – CONTEXTOS E PRETEXTOS PARA A INTEGRAÇÃO DAS TICS NO PROCESSO EDUCATIVO

    Maria Tereza R. Pessoa J. Mendes.
    49-64
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6932
  • O ENFOQUE COGNITIVO E O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO EM SITUAÇÃO DE LIMITAÇÃO SENSORIAL

    Eleonora Milano Falcão Vieira, Roberto Carlos Santos Pacheco, Rosângela Schawarz Rodrigues.
    65-78
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6944
  • FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POR VIDEOCONFERÊNCIA E A LINGUAGEM AUDIOVISUAL

    Dulce Márcia Cruz
    79-92
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6950
  • INDICADORES DE INTERATIVIDADE PARA O PROFESSOR PRESENCIAL E ON-LINE

    Marco Silva
    93-109
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6956
  • A INTERATIVIDADE NA TV VIRTUAL

    Simone Lucena Ferreira, Lucidio Bianchetti.
    111-124
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6962
  • A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA PUCPR: REVENDO O PASSADO, VIVENDO O PRESENTE,VISIONANDO O FUTURO

    Camile Gonçalves Hesketh, Paulo Roberto Alcântara, Patrícia Lupion Torres.
    125-142
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6968
  • EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS: UMA NOVA GEOMETRIA PARA OS DIFERENTES ESPAÇOS EDUCATIVOS

    Francisco Antonio Pereira Fialho, Elizete Lúcia Moreira Matos.
    143-156
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6974
  • PROJETO MATICE: PRETEXTO PARA A DISCUSSÃO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS PROFESSORES

    Patricia Lupion Torres, Evelise Labatut Portilho.
    157-168
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6980
  • VIVENCIANDO A APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM SALA DE AULA:EXPERIÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR

    Paulo Roberto Alcântara, Lilia Maria Marques Siqueira, Suzana Valaski.
    169-188
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6986
  • O AMBIENTE AMANDA: UMA REFERÊNCIA PARA INTENSIFICAR A INTERATIVIDADE EM FÓRUNS COM MEDIAÇÃO AUTOMATIZADA

    Silma Côrtes da Costa Battezzati, Flávio Bortolozzi.
    189-204
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6992