VIVENCIANDO A APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM SALA DE AULA:EXPERIÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6986Resumo
Este artigo apresenta os resultados de três pesquisas pedagógicas com alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica e Desenho Industrial na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Os alunos de Arquitetura e Urbanismo tiveram um ensino bimodal. No ensino em sala de aula, foram oferecidas aulas teórico-práticas, assessorias e cenários de atividades de aprendizagem colaborativa baseada em projetos. No ensino virtual, um site na Internet foi construído para apresentar o programa de aprendizagem, o contrato didático e o material didático, e para ajudar os aprendizes na construção de novos conhecimentos. Para ajudar o crescimento da aprendizagem colaborativa em uma abordagem pedagógica de comunidade de aprendizagem em rede, o grupo de alunos usou a interface Eureka. Para os estudantes de Engenharia Elétrica foram propostas três atividades. A primeira foi uma atividade de projeto de aquecimento de ambiente, realizada em sala de aula. A segunda foi uma pesquisa bibliográfica, utilizando a ferramenta fórum do sistema Eureka. A terceira atividade consistiu em implementar um circuito elétrico em placa do tipo proto-board para posteriormente confeccionar a placa de circuito impresso. Para os alunos do curso de Desenho Industrial as atividades com projetos desenvolvidas foram estabelecidas a partir da aprendizagem colaborativa, buscando uma forma de utilizar o ensino com pesquisa, que colocou os alunos diante de uma situação de equipe que simulasse uma experiência profissional de criação de páginas da Internet. Os resultados das pesquisas indicaram que com a aprendizagem colaborativa, novas formas de ensinar e aprender puderam ser desenvolvidas e colocaram os estudantes na interseção de uma gama enorme de interações.Downloads
Referências
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