VIVENCIANDO A APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM SALA DE AULA:EXPERIÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Paulo Roberto Alcântara PUCPR
  • Lilia Maria Marques Siqueira PUCPR
  • Suzana Valaski. PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6986

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de três pesquisas pedagógicas com alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica e Desenho Industrial na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Os alunos de Arquitetura e Urbanismo tiveram um ensino bimodal. No ensino em sala de aula, foram oferecidas aulas teórico-práticas, assessorias e cenários de atividades de aprendizagem colaborativa baseada em projetos. No ensino virtual, um site na Internet foi construído para apresentar o programa de aprendizagem, o contrato didático e o material didático, e para ajudar os aprendizes na construção de novos conhecimentos. Para ajudar o crescimento da aprendizagem colaborativa em uma abordagem pedagógica de comunidade de aprendizagem em rede, o grupo de alunos usou a interface Eureka. Para os estudantes de Engenharia Elétrica foram propostas três atividades. A primeira foi uma atividade de projeto de aquecimento de ambiente, realizada em sala de aula. A segunda foi uma pesquisa bibliográfica, utilizando a ferramenta fórum do sistema Eureka. A terceira atividade consistiu em implementar um circuito elétrico em placa do tipo proto-board para posteriormente confeccionar a placa de circuito impresso. Para os alunos do curso de Desenho Industrial as atividades com projetos desenvolvidas foram estabelecidas a partir da aprendizagem colaborativa, buscando uma forma de utilizar o ensino com pesquisa, que colocou os alunos diante de uma situação de equipe que simulasse uma experiência profissional de criação de páginas da Internet. Os resultados das pesquisas indicaram que com a aprendizagem colaborativa, novas formas de ensinar e aprender puderam ser desenvolvidas e colocaram os estudantes na interseção de uma gama enorme de interações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALCANTARA, P. R., BEHRENS, M. A., CARVALHO, R. G. Projeto Pacto: pesquisa em aprendizagem colaborativa com tecnologias interativas (19992000). Curitiba, PR: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2001. CD - ROM

BARROS, L. A. Sistemas de suporte a ambientes distribuídos para aprendizagem cooperativa, 1994. Tese (Doutorado) - COPPE/UFRJ, Rio de janeiro, 1994.

BEHRENS, M.; MORAN, J. M.; MASETTO, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

BERBEL, N. Metodologia da problematização: fundamentos e aplicações. Londrina: Ed. UEL,1999.

BORGES, M.; CAMPOS, M. L.; CAVALCANTI, M. C. R. Suporte por computador ao trabalho cooperativo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 15., e JORNADA DE ATUALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA, 14., Canela, 1995. Anais... Canela: [s. n.], 1995. p. 51-68.

JOHNSON, D.; JOHNSON R. Learning together and alone: cooperative, competitive, and individualistic learning. Boston, MA: Allyn & Bacon, 1997.

KUMAR, V. Computer-Supported Collaborative Learning: issues for research. Department of Computer Science, University of Saskatchewan, Canada. 1996. Disponível em: http://www.cs.usask.ca/grads/vsk719/academic/890/project2/ project2.html Acesso em 22 nov. 2003.

MORAN, J. M. Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/uber.htm Acesso em 15 out. 2003.

OTSUKA, J.; TAROUCO, L. Proposta de um sistema de apoio à aprendizagem colaborativa baseado na WWW. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA EM EDUCAÇÃO, 8., São José dos Campos, 1997. Anais... São José dos Campos: [s. n.], 1997.

TIJIBOY, A. V.; MAÇADA, D.; SANTAROSA, L. M.; FAGUNDES, L. Aprendizagem Cooperativa em Ambientes Telemáticos. Informática na Educação: teoria & prática. PGIE/UFRGS, 1999.

SIQUEIRA, Lilia M.M. A metodologia de aprendizagem colaborativa no programa de aprendizagem no curso de Engenharia Elétrica. Curitiba. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2003

VALASKI, Suzana. A Aprendizagem colaborativa com o uso de computadores: uma Proposta para a Prática Pedagógica. Curitiba. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2003.

Downloads

Publicado

2004-07-17

Como Citar

Alcântara, P. R., Marques Siqueira, L. M., & Valaski., S. (2004). VIVENCIANDO A APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM SALA DE AULA:EXPERIÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR. Revista Diálogo Educacional, 4(12), 169–188. https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6986