VIVENCIANDO A APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM SALA DE AULA:EXPERIÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR
DOI :
https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6986Résumé
Este artigo apresenta os resultados de três pesquisas pedagógicas com alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica e Desenho Industrial na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Os alunos de Arquitetura e Urbanismo tiveram um ensino bimodal. No ensino em sala de aula, foram oferecidas aulas teórico-práticas, assessorias e cenários de atividades de aprendizagem colaborativa baseada em projetos. No ensino virtual, um site na Internet foi construído para apresentar o programa de aprendizagem, o contrato didático e o material didático, e para ajudar os aprendizes na construção de novos conhecimentos. Para ajudar o crescimento da aprendizagem colaborativa em uma abordagem pedagógica de comunidade de aprendizagem em rede, o grupo de alunos usou a interface Eureka. Para os estudantes de Engenharia Elétrica foram propostas três atividades. A primeira foi uma atividade de projeto de aquecimento de ambiente, realizada em sala de aula. A segunda foi uma pesquisa bibliográfica, utilizando a ferramenta fórum do sistema Eureka. A terceira atividade consistiu em implementar um circuito elétrico em placa do tipo proto-board para posteriormente confeccionar a placa de circuito impresso. Para os alunos do curso de Desenho Industrial as atividades com projetos desenvolvidas foram estabelecidas a partir da aprendizagem colaborativa, buscando uma forma de utilizar o ensino com pesquisa, que colocou os alunos diante de uma situação de equipe que simulasse uma experiência profissional de criação de páginas da Internet. Os resultados das pesquisas indicaram que com a aprendizagem colaborativa, novas formas de ensinar e aprender puderam ser desenvolvidas e colocaram os estudantes na interseção de uma gama enorme de interações.Téléchargements
Références
ALCANTARA, P. R., BEHRENS, M. A., CARVALHO, R. G. Projeto Pacto: pesquisa em aprendizagem colaborativa com tecnologias interativas (19992000). Curitiba, PR: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2001. CD - ROM
BARROS, L. A. Sistemas de suporte a ambientes distribuídos para aprendizagem cooperativa, 1994. Tese (Doutorado) - COPPE/UFRJ, Rio de janeiro, 1994.
BEHRENS, M.; MORAN, J. M.; MASETTO, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
BERBEL, N. Metodologia da problematização: fundamentos e aplicações. Londrina: Ed. UEL,1999.
BORGES, M.; CAMPOS, M. L.; CAVALCANTI, M. C. R. Suporte por computador ao trabalho cooperativo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 15., e JORNADA DE ATUALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA, 14., Canela, 1995. Anais... Canela: [s. n.], 1995. p. 51-68.
JOHNSON, D.; JOHNSON R. Learning together and alone: cooperative, competitive, and individualistic learning. Boston, MA: Allyn & Bacon, 1997.
KUMAR, V. Computer-Supported Collaborative Learning: issues for research. Department of Computer Science, University of Saskatchewan, Canada. 1996. Disponível em: http://www.cs.usask.ca/grads/vsk719/academic/890/project2/ project2.html Acesso em 22 nov. 2003.
MORAN, J. M. Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/uber.htm Acesso em 15 out. 2003.
OTSUKA, J.; TAROUCO, L. Proposta de um sistema de apoio à aprendizagem colaborativa baseado na WWW. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA EM EDUCAÇÃO, 8., São José dos Campos, 1997. Anais... São José dos Campos: [s. n.], 1997.
TIJIBOY, A. V.; MAÇADA, D.; SANTAROSA, L. M.; FAGUNDES, L. Aprendizagem Cooperativa em Ambientes Telemáticos. Informática na Educação: teoria & prática. PGIE/UFRGS, 1999.
SIQUEIRA, Lilia M.M. A metodologia de aprendizagem colaborativa no programa de aprendizagem no curso de Engenharia Elétrica. Curitiba. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2003
VALASKI, Suzana. A Aprendizagem colaborativa com o uso de computadores: uma Proposta para a Prática Pedagógica. Curitiba. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2003.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.