EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS: UMA NOVA GEOMETRIA PARA OS DIFERENTES ESPAÇOS EDUCATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6974Resumo
Este artigo pretende explorar os conceitos de espaço físico, espaço conceitual e ciberespaço, propondo uma geometria para se compreender como operamos nestes diferentes espaços. A intenção aqui não é a de encontrar respostas, mas o de provocar, nos leitores, reflexões capazes de originar novos artigos sobre o tema abordado.Downloads
Referências
AXELROD, R. M.; COHEN, M.D. Harnessing complexity: organizational implications of a scientific frontier. New York: The Free, 2000.
BARTHES, R. Elementos de semiologia. São Paulo,SP: Cultrix, 1979.
BORGES, L. E. El Libro de Arena. España: Alianza, 1997.
BUSTAMANTE, Léa Transformações Projetivas: sistemas projetivos. 2. ed. Rio de Janeiro,RJ: Edição do Autor, 1989.
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. São Paulo,SP: Paz e Terra, 1999.
DAMER, Bruce. Avatars! exploring and building virtual worlds on the internet. Berkeley, CA: Peachpit, 1998.
DELEUZE, G. O atual e o virtual. In: E. Alliez Deleuze filosofia virtual. (p. 4956). Rio de Janeiro: 34 Literatura S/C Ltda, 1996. Disponível em http:// www.cs.unc.edu/~davemc/Pic/Escher/ Acesso em 19 abr. 2004.
DELEUZE, G.; GUATARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro,RJ: Ed. 34, 1995. v. 1.
FIALHO, Francisco A. P. Introdução ao Estudo da Consciência. Curitiba: Gênesis, 1998.
FIALHO, Francisco A. P., CATAPAN, Aracy Hack, CASAS, Luis Alberto Alfaro, et. al. Knowledge Building by Full Integration with Virtual Reality Environments and Its Effects on Personal and Social Life. In: INTERNATIONAL CONFERENCE. Education Technology: asking the right questions. Pennsylvania, USA: Penny State University, 1997.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as Coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Tradução de Salma Tannus Muchail. 8. ed. São Paulo,SP: Martins Fontes, 1999. (Coleção Tópicos).
HOELZEL, C. G. M. A Imagem como objeto mental. Trabalho acadêmico
(Disciplina Ergonomia Cognitiva), 1999. Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em http:/www.eps.ufsc.br/disciplinas/fialho e http:// www.yatrides.com/autres/Velasquez_Picasso.htm, Acesso em 19 abr. 2004.
LÈVY, Pierre. O que é o Virtual? São Paulo,SP: Ed. 34, 1996.
LÉVY, Pierre. A ideografia dinâmica. São Paulo,SP: Loyola, 1998.
LITWIN, Edith. Tecnologia Educacional: política, histórias e propostas, Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
MORAN, J., MASETTO, M., BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, Papirus, 2000.
MORIN, E. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro,RJ: Bertrand Brasil, 1999. RIOS, Homero Figueroa. Potencial de la Realidad Virtual. Disponível em
http://lania.xalapa/spanisch/publications/newleters/fall947index.html Acesso em 19 abr.2004.
SANCHO, Juana M. Para uma tecnologia educacional. Trad. Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
SANTAELLA, Lucia; WINFRIED, Nöth. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo,SP: Iluminuras, 1998.
SCHEER, A.W. Modelagem de processos de negócios. São Paulo,SP: Heidelberg, 1998.
SOUZA, Patrícia C. Sistema de autoria para construção de adventures educacionais em realidade virtual. Florianópolis, 1997. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Universidade Federal de Santa Catarina.
TAJRA, S. F. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. São Paulo,SP: Érica. 2001.
WINN, William. A conceptual basis for educational aplications of virtual reality. Disponível em
http://www.hitl.washington.edu/projects/education/winn/winn-R-93-9.txt Acesso em 19 abr.2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.