EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS: UMA NOVA GEOMETRIA PARA OS DIFERENTES ESPAÇOS EDUCATIVOS

Autores/as

  • Francisco Antonio Pereira Fialho UFSC
  • Elizete Lúcia Moreira Matos. PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6974

Resumen

Este artigo pretende explorar os conceitos de espaço físico, espaço conceitual e ciberespaço, propondo uma geometria para se compreender como operamos nestes diferentes espaços. A intenção aqui não é a de encontrar respostas, mas o de provocar, nos leitores, reflexões capazes de originar novos artigos sobre o tema abordado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AXELROD, R. M.; COHEN, M.D. Harnessing complexity: organizational implications of a scientific frontier. New York: The Free, 2000.

BARTHES, R. Elementos de semiologia. São Paulo,SP: Cultrix, 1979.

BORGES, L. E. El Libro de Arena. España: Alianza, 1997.

BUSTAMANTE, Léa Transformações Projetivas: sistemas projetivos. 2. ed. Rio de Janeiro,RJ: Edição do Autor, 1989.

CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. São Paulo,SP: Paz e Terra, 1999.

DAMER, Bruce. Avatars! exploring and building virtual worlds on the internet. Berkeley, CA: Peachpit, 1998.

DELEUZE, G. O atual e o virtual. In: E. Alliez Deleuze filosofia virtual. (p. 4956). Rio de Janeiro: 34 Literatura S/C Ltda, 1996. Disponível em http:// www.cs.unc.edu/~davemc/Pic/Escher/ Acesso em 19 abr. 2004.

DELEUZE, G.; GUATARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro,RJ: Ed. 34, 1995. v. 1.

FIALHO, Francisco A. P. Introdução ao Estudo da Consciência. Curitiba: Gênesis, 1998.

FIALHO, Francisco A. P., CATAPAN, Aracy Hack, CASAS, Luis Alberto Alfaro, et. al. Knowledge Building by Full Integration with Virtual Reality Environments and Its Effects on Personal and Social Life. In: INTERNATIONAL CONFERENCE. Education Technology: asking the right questions. Pennsylvania, USA: Penny State University, 1997.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as Coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Tradução de Salma Tannus Muchail. 8. ed. São Paulo,SP: Martins Fontes, 1999. (Coleção Tópicos).

HOELZEL, C. G. M. A Imagem como objeto mental. Trabalho acadêmico

(Disciplina Ergonomia Cognitiva), 1999. Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em http:/www.eps.ufsc.br/disciplinas/fialho e http:// www.yatrides.com/autres/Velasquez_Picasso.htm, Acesso em 19 abr. 2004.

LÈVY, Pierre. O que é o Virtual? São Paulo,SP: Ed. 34, 1996.

LÉVY, Pierre. A ideografia dinâmica. São Paulo,SP: Loyola, 1998.

LITWIN, Edith. Tecnologia Educacional: política, histórias e propostas, Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

MORAN, J., MASETTO, M., BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, Papirus, 2000.

MORIN, E. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro,RJ: Bertrand Brasil, 1999. RIOS, Homero Figueroa. Potencial de la Realidad Virtual. Disponível em

http://lania.xalapa/spanisch/publications/newleters/fall947index.html Acesso em 19 abr.2004.

SANCHO, Juana M. Para uma tecnologia educacional. Trad. Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

SANTAELLA, Lucia; WINFRIED, Nöth. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo,SP: Iluminuras, 1998.

SCHEER, A.W. Modelagem de processos de negócios. São Paulo,SP: Heidelberg, 1998.

SOUZA, Patrícia C. Sistema de autoria para construção de adventures educacionais em realidade virtual. Florianópolis, 1997. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Universidade Federal de Santa Catarina.

TAJRA, S. F. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. São Paulo,SP: Érica. 2001.

WINN, William. A conceptual basis for educational aplications of virtual reality. Disponível em

http://www.hitl.washington.edu/projects/education/winn/winn-R-93-9.txt Acesso em 19 abr.2004.

Publicado

2004-07-17

Cómo citar

Pereira Fialho, F. A., & Moreira Matos., E. L. (2004). EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS: UMA NOVA GEOMETRIA PARA OS DIFERENTES ESPAÇOS EDUCATIVOS. Revista Diálogo Educacional, 4(12), 143–156. https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6974