INDICADORES DE INTERATIVIDADE PARA O PROFESSOR PRESENCIAL E ON-LINE
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6956Resumo
A docência interativa presencial e on-line é demanda da cibercultura, isto é, do novo ambiente comunicacional que surge com a interconexão mundial de computadores em forte expansão no início do século 21; novo espaço de comunicação, de sociabilidade, de organização, de informação, de conhecimento e de educação. O professor acostumado ao primado da transmissão na educação e na mídia de massa tem agora o desafio de educar na cibercultura. Terá que desenvolver sua imaginação criadora para atender as novas demandas sociais de aprendizagem interativa. Interatividade é a modalidade comunicacional que ganha centralidade na “cibercultura”. Exprime a disponibilização consciente de um mais comunicacional expressamente complexo presente na mensagem e previsto pelo emissor, que abre ao receptor a possibilidade de responder ao sistema de expressão e de dialogar com ele. Grande salto qualitativo em relação ao modo de comunicação de massa que prevaleceu até o final do século XX, o modo de comunicação interativa ameaça a lógica unívoca da mídia de massa, oxalá como superação do constrangimento da recepção passiva. Este texto reúne diversas sugestões sistematizadas como “indicadores de interatividade” capazes de redimensionar a prática docente presencial e on-line. Com esses indicadores, o professor poderá rever sua autoria na construção da aprendizagem, transformando o ambiente de comunicação, tornando possível a transição de um modelo centrado na seqüência linear, que encadeia unidirecionalmente graus, idades e pacotes de conhecimento, a outro descentrado e plural, cuja chave é o encontro do texto e o hipertexto. Para tanto, o professor precisará se dar conta do movimento próprio das tecnologias digitais em sintonia com a cibercultura e com o perfil comunicacional dos aprendizes que aprenderam com o controle remoto e com a lógica unívoca da mídia de massa e agora aprendem com o mouse e com as “janelas” móveis que permitem mais do que meramente assistir.Downloads
Referências
ALAVA, Serafin. Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 6. ed . Rio de Janeiro,RJ: Paz e Terra, 1978.
_____. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro,RJ: Paz e Terra, 1992.
_____. Educação e mudança. Rio de Janeiro,RJ: Paz e Terra, 1979.
_____. A importância do ato de ler. São Paulo,SP: Autores Associados/ Cortez, 1982.
JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Tradução de Maria Luiza Borges. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2001.
KUMAR, Krishan. Da sociedade pós-industrial à pós-moderna: novas teorias sobre o mundo contemporâneo. Tradução de Ruy Jungmann. Rio de Janeiro,RJ: Zahar, 1997.
LANDOW, George P. Hypertext: the convergence of contemporary critical theory and technology. Baltimore: Johns Hopkins, 1992.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo,SP: Editora, 34, 1999.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997. _____. Audiovisual. Folha de São Paulo, São Paulo, 13 abr.1997.
_____. Máquina e imaginário: o desafio das poéticas tecnológicas. São Paulo,SP: Edusp, 1993.
MARCHAND, Marie. Les paradis informationnels – du Minitel aux services de commmunication du futur. Paris: Masson, 1987.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Nuevos regímenes de visualidad y descentramientos culturales. Bogota (Colômbia), 1998. Cópia reprográfica.
PALLOFF, Rena M. ; PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes para salas de aula on-line. Tradução de Vinicius Figueira. Porto Alegre: Artimed, 2002.
PASSARELLI, Brasilina. Hipermídia e a educação: algumas perspectivas e experiências. Contexto e Educação, Ijuí, 34, p. 62-80, 1993.
_____. Hipermídia na aprendizagem: construção de um protótipo interativo: a escravidão no Brasil. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 22, n.113/ 114, p. 35-38, jul./out. 1993.
SFEZ, Lucien. Crítica da comunicação. Trad. Maria Stela Gonçalves et ali. São Paulo,SP: Loyola 1994.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro,RJ: Quartet, 2000.
_____. (Org.). Educação on-line. São Paulo,SP: Loyola: 2003.
_____. De Anísio Teixeira à Cibercultura: desafio para a formação de professores ontem, hoje e amanhã. In: Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v.29, n.3, p. 31-41, set./dez., 2003,.
SANTOS, Edméa Oliveira dos. Articulação de saberes na EAD on-line: por uma rede interdisciplinar e interativa de conhecimentos em ambientes virtuais de aprendizagem. In: M. SILVA (org). Educação on-line. São Paulo: Loyola, 2003. p. 217-230.
_____. O currículo em rede e o ciberespaço como desafio para a EAD. In: ALVES, Lynn; NOVA, Cristiane (orgs). Educação a distância. Uma nova concepção de aprendizado e interatividade. São Paulo,SP: Futura, 2003. p, 136-148.
TAPSCOTT, Don. Geração digital: a crescente e irredutível ascensão da geração net. Trad. Ruth Bahr. São Paulo: MAKRON Books, 1999.
TEIXEIRA, Anísio. Mestres de amanhã . Disponível em http://www.prossiga.br/ anisioteixeira/artigos/mestres.html Acesso em: 20 fev. 2003
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com a utilização da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Permite, também, adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação no periódico, para qualquer fim. A Revista Diálogo Educacional proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, possibilitando maior visibilidade e alcance dos artigos publicados, com apoio no Public Knowledge Project, que desenvolveu esse sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa e que permite distribuir o OJS e outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Ao publicar nesta revista, os(as) autores(as) concordam com os seguintes termos:
- Autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores(as) têm o direito de: a) Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. b) Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.










