INDICADORES DE INTERATIVIDADE PARA O PROFESSOR PRESENCIAL E ON-LINE
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6956Resumen
A docência interativa presencial e on-line é demanda da cibercultura, isto é, do novo ambiente comunicacional que surge com a interconexão mundial de computadores em forte expansão no início do século 21; novo espaço de comunicação, de sociabilidade, de organização, de informação, de conhecimento e de educação. O professor acostumado ao primado da transmissão na educação e na mídia de massa tem agora o desafio de educar na cibercultura. Terá que desenvolver sua imaginação criadora para atender as novas demandas sociais de aprendizagem interativa. Interatividade é a modalidade comunicacional que ganha centralidade na “cibercultura”. Exprime a disponibilização consciente de um mais comunicacional expressamente complexo presente na mensagem e previsto pelo emissor, que abre ao receptor a possibilidade de responder ao sistema de expressão e de dialogar com ele. Grande salto qualitativo em relação ao modo de comunicação de massa que prevaleceu até o final do século XX, o modo de comunicação interativa ameaça a lógica unívoca da mídia de massa, oxalá como superação do constrangimento da recepção passiva. Este texto reúne diversas sugestões sistematizadas como “indicadores de interatividade” capazes de redimensionar a prática docente presencial e on-line. Com esses indicadores, o professor poderá rever sua autoria na construção da aprendizagem, transformando o ambiente de comunicação, tornando possível a transição de um modelo centrado na seqüência linear, que encadeia unidirecionalmente graus, idades e pacotes de conhecimento, a outro descentrado e plural, cuja chave é o encontro do texto e o hipertexto. Para tanto, o professor precisará se dar conta do movimento próprio das tecnologias digitais em sintonia com a cibercultura e com o perfil comunicacional dos aprendizes que aprenderam com o controle remoto e com a lógica unívoca da mídia de massa e agora aprendem com o mouse e com as “janelas” móveis que permitem mais do que meramente assistir.Descargas
Citas
ALAVA, Serafin. Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 6. ed . Rio de Janeiro,RJ: Paz e Terra, 1978.
_____. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro,RJ: Paz e Terra, 1992.
_____. Educação e mudança. Rio de Janeiro,RJ: Paz e Terra, 1979.
_____. A importância do ato de ler. São Paulo,SP: Autores Associados/ Cortez, 1982.
JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Tradução de Maria Luiza Borges. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2001.
KUMAR, Krishan. Da sociedade pós-industrial à pós-moderna: novas teorias sobre o mundo contemporâneo. Tradução de Ruy Jungmann. Rio de Janeiro,RJ: Zahar, 1997.
LANDOW, George P. Hypertext: the convergence of contemporary critical theory and technology. Baltimore: Johns Hopkins, 1992.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo,SP: Editora, 34, 1999.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997. _____. Audiovisual. Folha de São Paulo, São Paulo, 13 abr.1997.
_____. Máquina e imaginário: o desafio das poéticas tecnológicas. São Paulo,SP: Edusp, 1993.
MARCHAND, Marie. Les paradis informationnels – du Minitel aux services de commmunication du futur. Paris: Masson, 1987.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Nuevos regímenes de visualidad y descentramientos culturales. Bogota (Colômbia), 1998. Cópia reprográfica.
PALLOFF, Rena M. ; PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes para salas de aula on-line. Tradução de Vinicius Figueira. Porto Alegre: Artimed, 2002.
PASSARELLI, Brasilina. Hipermídia e a educação: algumas perspectivas e experiências. Contexto e Educação, Ijuí, 34, p. 62-80, 1993.
_____. Hipermídia na aprendizagem: construção de um protótipo interativo: a escravidão no Brasil. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 22, n.113/ 114, p. 35-38, jul./out. 1993.
SFEZ, Lucien. Crítica da comunicação. Trad. Maria Stela Gonçalves et ali. São Paulo,SP: Loyola 1994.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro,RJ: Quartet, 2000.
_____. (Org.). Educação on-line. São Paulo,SP: Loyola: 2003.
_____. De Anísio Teixeira à Cibercultura: desafio para a formação de professores ontem, hoje e amanhã. In: Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v.29, n.3, p. 31-41, set./dez., 2003,.
SANTOS, Edméa Oliveira dos. Articulação de saberes na EAD on-line: por uma rede interdisciplinar e interativa de conhecimentos em ambientes virtuais de aprendizagem. In: M. SILVA (org). Educação on-line. São Paulo: Loyola, 2003. p. 217-230.
_____. O currículo em rede e o ciberespaço como desafio para a EAD. In: ALVES, Lynn; NOVA, Cristiane (orgs). Educação a distância. Uma nova concepção de aprendizado e interatividade. São Paulo,SP: Futura, 2003. p, 136-148.
TAPSCOTT, Don. Geração digital: a crescente e irredutível ascensão da geração net. Trad. Ruth Bahr. São Paulo: MAKRON Books, 1999.
TEIXEIRA, Anísio. Mestres de amanhã . Disponível em http://www.prossiga.br/ anisioteixeira/artigos/mestres.html Acesso em: 20 fev. 2003
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.