FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POR VIDEOCONFERÊNCIA E A LINGUAGEM AUDIOVISUAL

Autores

  • Dulce Márcia Cruz UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6950

Resumo

Este artigo discute algumas das mudanças que o uso da videoconferência como meio principal para a educação a distância traz para o trabalho do professor. Defende a hipótese de que ocorre uma “midiatização” da sala de aula, pois o meio técnico deixa de ser apenas um recurso adicional e passa a ser o próprio ambiente/interface no qual este tipo de aula pode existir, ampliando as exigências de atuação do professor comunicador como produtor/usuário/mediador. A partir do levantamento das percepções e estratégias dos professores do Mestrado presencial-virtual do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC, conclui-se que a educação a distância por videoconferência leva à necessidade de formação do “professor midiático”, aquele que trabalha dentro do ambiente virtual, dominando a linguagem audiovisual não apenas como ferramenta, mas como essência do seu modo de ensinar.

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Publicado

2004-07-17

Como Citar

Cruz, D. M. (2004). FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POR VIDEOCONFERÊNCIA E A LINGUAGEM AUDIOVISUAL. Revista Diálogo Educacional, 4(12), 79–92. https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6950