FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POR VIDEOCONFERÊNCIA E A LINGUAGEM AUDIOVISUAL
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6950Resumen
Este artigo discute algumas das mudanças que o uso da videoconferência como meio principal para a educação a distância traz para o trabalho do professor. Defende a hipótese de que ocorre uma “midiatização” da sala de aula, pois o meio técnico deixa de ser apenas um recurso adicional e passa a ser o próprio ambiente/interface no qual este tipo de aula pode existir, ampliando as exigências de atuação do professor comunicador como produtor/usuário/mediador. A partir do levantamento das percepções e estratégias dos professores do Mestrado presencial-virtual do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC, conclui-se que a educação a distância por videoconferência leva à necessidade de formação do “professor midiático”, aquele que trabalha dentro do ambiente virtual, dominando a linguagem audiovisual não apenas como ferramenta, mas como essência do seu modo de ensinar.Descargas
Citas
ARETIO, Lorenzo García. Educación a distância hoy. Madrid: Universidad Nacional de Educacion a Distância, 1994.
BARCIA, Ricardo Miranda, STEIL, Andrea. La enseñanza a distância, la ingeniería y la producción. In: ENCUENTRO INTERNACIONAL SOBRE EDUCACIÓN SUPERIOR VIRTUAL E INTERACTIVA. Anais... Mexico: Monterrey/UNESCO, 2001.
BARCIA, Ricardo Miranda, VIANNEY, João. Pós-graduação a distância: a construção de um modelo brasileiro. Estudos: Revista da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, Brasília, v. 16, n. 23, p. 51-70, 1998.
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 1999.
BENAKOUCHE, Tamara. Educação a distância (EaD): uma solução ou um problema? In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 24. Petrópolis, 2000. Anais... Petrópolis:[s. n.], 2000.
BIJKER, Wiebe E. Of bicycles, Bakelites and Bulbs: towards a theory of sociotechnical change. Cambridge: The MIT, 1997.
CRUZ, Dulce Márcia, BARCIA, Ricardo Miranda. Educação a distância por videoconferência. Tecnologia Educacional, v. 28/29, n. 150/151, p. 3-10, jul/ dez., 2000.
CRUZ, Dulce Márcia. O professor midiático: a formação docente para a educação a distância no ambiente virtual da videoconferência. Florianópolis, 2001. 1977. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: http://teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/1327.pdf Acessado em: 03 nov 2003.
FERRÉS, Joan. Vídeo e educação. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas. 1996.
FUSARI, Maria Felisminda de Rezende e. Televisão e vídeo na formação de professores de crianças. INTERCOM – Revista Brasileira de Comunicação, v. 17, n. 1, p. 42-57, jan./jun. 1994.
KEEGAN, Desmond. Distance education technology for the new millenium compressed video technology. ZIFF Papiere 101, ERIC Document Reproduction, 43 p, 1995.
LATOUR, Bruno. Technology is society made durable. In: LAW, J. (ed.) A sociology of monsters: essays on power, technology and domination. London: Routledge, 1991. p. 103-131.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo, SP: Ed. 34, 1999.
_____. O que é vir tual ? São Paulo, SP: Ed. 34, 1996.
MARLAND, Perc. Towards more effective open & distance teaching. London: Kogan, 1997.
MCLUHAN, Marshall. The medium is the Massage: an inventory of effects. San Francisco: HardWired, 1967.
MORAES, Marialice de et al. Media Convergence in the Virtual University: a Brazilian Experience. In NAU/WEB.98, Flagstaff: EUA, 1998. Disponível em http:// star.ucc.nau.edu/~nauweb98/proposals/moraes.html. Acessado em: 03 nov. 2003.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
ROGERS, Everett. M. Diffusion of inovations. New York: The Free, 1983.
SANDHOLTZ, Judith Haymore, RINGSTAFF, Cathy, DWYER, David C. Ensinando com tecnologia: criando salas de aula centradas nos alunos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
SCHÖN, Donald. A Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
SIMONSON, Michael. (Coord.). Distance Education: review of the literature. 2. ed. Washington: AECT/RISE, 1997.
THOMPSON, John B. A Mídia e a Modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1998.
WILLIS, Barry. (Ed.). Distance Education Strategies & Tools. Englewood Cliffs, NJ: Educational Technology, 1994.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.