PROJETO MATICE: PRETEXTO PARA A DISCUSSÃO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS PROFESSORES

Autores

  • Patricia Lupion Torres
  • Evelise Labatut Portilho. PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6980

Resumo

Este trabalho procura acompanhar as primeiras experiências do Projeto MATICE (Metodologias de Aprendizagem via Tecnologias de Informação e Comunicação Educacionais), a fim de contribuir com os professores universitários que se dispuseram a participar da implantação de Programas de Aprendizagem on-line na PUCPR - Brasil. Foi aplicado neste grupo o questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem, objetivando que o professor, ao conhecer seu estilo de aprender, considere que seus alunos têm diferentes estilos de aprendizagem, não necessariamente iguais aos seus, o que pode levar este professor a procurar diferentes estilos de ensinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUERNE, F. Estilos de Aprendizaje y desarrollo: perspectiva evolutiva. Infancia y Aprendizaje, v. 67/68, p. 19 – 34, 1994.

ALONSO, C.M.; GALLEGO, D.J. y HONEY, P. Estilos de Aprendizaje: que són. como se diagnostican. Bilbao: Mensajero, 1994.

AZEVEDO, Wilson. A educação online sem ilusões. Gazeta do Rio, p.1, 03 ago. 2000.

_____ . A vanguarda (tecnológica) do atraso (pedagógico): impressões de um educador online a partir do uso de ferramentas de courseware. Disponível em: <http://www.aquifolium.com.br/educacional/artigos/vanguarda.html>. Acesso em 29 mar. 2002.

______. Panorama atual da educação a distância no Brasil. Disponível em: . Acesso em 29 mar 2002.

______ . Para não chamar urubu de “meu louro”: afinal, o que é um curso online? Disponível em: <http://www.aquifolium.com.br/educacional/artigos/louro.html>. Acesso em 29 mar 2002.

BARCIA, Ricardo Miranda. Ensino à distância e realidade virtual combinam-se em projetos da UFSC. Jornal Valor Econômico, p. a12, 18 de Fev. 2002.

CANO GARCÍA, F. Diferencias de género en estrategias y estilos de aprendizaje. Psicothema, v. 12, n. 3, p. 360 – 367, 2000.

FIALHO, F. A. P. Gestão estratégica do conhecimento: Apostila da disciplina de mestrado em gestão estratégica do conhecimento da FAE. Curitiba, 2001. (Notas de aula).

GOMES, P. Internet e universidade: o EUREKA da PUCPR, 35.000 usuários depois. In: MAIA, Carmem (Org.). Ead.br: experiências em educação a distância no Brasil: reflexões atuais, em tempo real. São Paulo,SP: Anhembi Morumbi, 2003.

GOMES, P. O MATICE da PUCPR: Uso da Internet no Ensino de arquitetura. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MERCOSUL - CREAD: aprendizagem e trabalho: políticas e tecnologias. Anais... 2003, ., Florianópolis: CREAD, 2003.

HENRI, France. Formation à distance et téléconférence assistée par ordinateur:

Interativité, quasi-interativité, ou monologue? Journal of Distance Education/ Revue de l’ enseignement à distance, v. 7, n. 1, mar. 2002. Disponível em:

PORTILHO, E. M. L. Aprendizaje Universitário: um enfoque metacognitivo. Tese (Doutorado) - Universidad Complutense, Madrid, 2003.

PRETI, Oreste. A aventura de ser estudante: um guia metodológico. 4 - os caminhos da Pesquisa. 4.ed. rev. Cuiabá, EDUFMT, 2002.

SILVA, Marco. (Org). Educação on-line. São Paulo,SP: Loyola, 2003.

TORRES, P. L. Laboratório online de aprendizagem: uma proposta metodológica critica de aprendizagem colaborativa para a educação. Florianópolis. Tese (Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC. Disponível em: <http://www.eps.ufsc.br/tese02/ l Acesso em 15 out. 2003.

TORRES, P. L. MATICE: uma proposta de universidade virtual para a PUCPR. Tese (Titular da área de Educação). Curitiba : PUCPR : 2004

TRIVINOS, A. N. S. Introdução a pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo,SP: Atlas, 1987.

VALENTE, José A. Educação a Distância: uma oportunidade para mudança no ensino. In: CARMEM, Maia (Org.). EAD.BR: educação a distância no Brasil na era da Internet. São Paulo,SP: Anhembi Morumbi, 2000.

VISSER, Jan. Learning without frontiers: Elements for a Vision of Where the World of Leaning is Going. In: WORLD ICDE CONFERENCE, 18 th. Proceedings… Pennsylvania: Pen State University, 1997.

Downloads

Publicado

2004-07-17

Como Citar

Lupion Torres, P., & Labatut Portilho., E. (2004). PROJETO MATICE: PRETEXTO PARA A DISCUSSÃO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS PROFESSORES. Revista Diálogo Educacional, 4(12), 157–168. https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6980