PROJETO MATICE: PRETEXTO PARA A DISCUSSÃO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS PROFESSORES
DOI :
https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6980Résumé
Este trabalho procura acompanhar as primeiras experiências do Projeto MATICE (Metodologias de Aprendizagem via Tecnologias de Informação e Comunicação Educacionais), a fim de contribuir com os professores universitários que se dispuseram a participar da implantação de Programas de Aprendizagem on-line na PUCPR - Brasil. Foi aplicado neste grupo o questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem, objetivando que o professor, ao conhecer seu estilo de aprender, considere que seus alunos têm diferentes estilos de aprendizagem, não necessariamente iguais aos seus, o que pode levar este professor a procurar diferentes estilos de ensinar.Téléchargements
Références
ALBUERNE, F. Estilos de Aprendizaje y desarrollo: perspectiva evolutiva. Infancia y Aprendizaje, v. 67/68, p. 19 – 34, 1994.
ALONSO, C.M.; GALLEGO, D.J. y HONEY, P. Estilos de Aprendizaje: que són. como se diagnostican. Bilbao: Mensajero, 1994.
AZEVEDO, Wilson. A educação online sem ilusões. Gazeta do Rio, p.1, 03 ago. 2000.
_____ . A vanguarda (tecnológica) do atraso (pedagógico): impressões de um educador online a partir do uso de ferramentas de courseware. Disponível em: <http://www.aquifolium.com.br/educacional/artigos/vanguarda.html>. Acesso em 29 mar. 2002.
______. Panorama atual da educação a distância no Brasil. Disponível em: . Acesso em 29 mar 2002.
______ . Para não chamar urubu de “meu louro”: afinal, o que é um curso online? Disponível em: <http://www.aquifolium.com.br/educacional/artigos/louro.html>. Acesso em 29 mar 2002.
BARCIA, Ricardo Miranda. Ensino à distância e realidade virtual combinam-se em projetos da UFSC. Jornal Valor Econômico, p. a12, 18 de Fev. 2002.
CANO GARCÍA, F. Diferencias de género en estrategias y estilos de aprendizaje. Psicothema, v. 12, n. 3, p. 360 – 367, 2000.
FIALHO, F. A. P. Gestão estratégica do conhecimento: Apostila da disciplina de mestrado em gestão estratégica do conhecimento da FAE. Curitiba, 2001. (Notas de aula).
GOMES, P. Internet e universidade: o EUREKA da PUCPR, 35.000 usuários depois. In: MAIA, Carmem (Org.). Ead.br: experiências em educação a distância no Brasil: reflexões atuais, em tempo real. São Paulo,SP: Anhembi Morumbi, 2003.
GOMES, P. O MATICE da PUCPR: Uso da Internet no Ensino de arquitetura. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MERCOSUL - CREAD: aprendizagem e trabalho: políticas e tecnologias. Anais... 2003, ., Florianópolis: CREAD, 2003.
HENRI, France. Formation à distance et téléconférence assistée par ordinateur:
Interativité, quasi-interativité, ou monologue? Journal of Distance Education/ Revue de l’ enseignement à distance, v. 7, n. 1, mar. 2002. Disponível em:
PORTILHO, E. M. L. Aprendizaje Universitário: um enfoque metacognitivo. Tese (Doutorado) - Universidad Complutense, Madrid, 2003.
PRETI, Oreste. A aventura de ser estudante: um guia metodológico. 4 - os caminhos da Pesquisa. 4.ed. rev. Cuiabá, EDUFMT, 2002.
SILVA, Marco. (Org). Educação on-line. São Paulo,SP: Loyola, 2003.
TORRES, P. L. Laboratório online de aprendizagem: uma proposta metodológica critica de aprendizagem colaborativa para a educação. Florianópolis. Tese (Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC. Disponível em: <http://www.eps.ufsc.br/tese02/ l Acesso em 15 out. 2003.
TORRES, P. L. MATICE: uma proposta de universidade virtual para a PUCPR. Tese (Titular da área de Educação). Curitiba : PUCPR : 2004
TRIVINOS, A. N. S. Introdução a pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo,SP: Atlas, 1987.
VALENTE, José A. Educação a Distância: uma oportunidade para mudança no ensino. In: CARMEM, Maia (Org.). EAD.BR: educação a distância no Brasil na era da Internet. São Paulo,SP: Anhembi Morumbi, 2000.
VISSER, Jan. Learning without frontiers: Elements for a Vision of Where the World of Leaning is Going. In: WORLD ICDE CONFERENCE, 18 th. Proceedings… Pennsylvania: Pen State University, 1997.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.