v. 24 n. 81 (2024): Educação em Contextos Humanitários

Publicado: 2024-06-06

Apresentação

  • Educação em Contextos Humanitários

    Ana Maria Eyng, João Casqueira Cardoso, Candido Alberto da Costa Gomes, Maria Teresa Prieto Quezada, Alboni Dudeque Pianovski Vieira
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.AP01

Dossiê

  • Educação em contextos humanitários violação e proteção dos direitos da infância violação e proteção dos direitos da infância

    Ana Maria Eyng
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS01
  • Infâncias e migrações transnacionais conversas sobre educação, cotidiano e tecnologias

    Adriana Maria de Assumpção, Carla Antunes Pereira
  • Migrantes e educação a bioética como ferramenta em defesa da dignidade e do enfrentamento às vulnerabilidades

    Valquiria Elita Renk, Anor Sganzerla, Diego Carlos Zanella
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS03
  • A rede de atendimento e o direito à educação escolar de crianças venezuelanas em Manaus

    Maria Nilvane Fernandes, Diego Fernandes Pinheiro
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS04
  • Tendencias y desafíos en la escolarización de los migrantes venezolanos una lectura regional

    Rafael Alberto González González
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS05
  • A escolarização venezuelana em Igarassu/Pernambuco migração venezuelana, exclusão e resistência

    Camila Lucena
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS06
  • Políticas educacionais para indígenas refugiados os Warao em Santarém, Pará

    Alan Augusto Moraes Ribeiro, Simone Santana Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS07
  • Reconhecimento de saberes profissionais de pessoas refugiadas no Brasil, por meio da revalidação de diplomas e certificados

    Fábio Soares da Silva; Acacia Zeneida Kuenzer
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS08
  • Desafios para a educação num campo de refugiados uma imersão exploratória

    Marco Braga
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS09
  • Cooperação internacional para refugiados sudaneses e sírios na Jordânia desdobramentos educacionais

    Christiano Cordeiro Soares
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS10
  • Narrativas de Crianças Pré-Escolares em Contexto de Guerra

    Suzi Montiel
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS11
  • O direito à educação de meninos e meninas em situação de rua reflexões a partir do Censo da População de Rua da cidade do Recife

    Otávio Augusto Alves dos Santos, Raquel de Aragão Uchôa Fernandes, Humberto da Silva Miranda
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS12
  • “Elas não entendem que aqui a realidade é diferente” os movimentos de (re)existência da Escola Comunitária de Educação Infantil do lixão

    Vanessa Silva Bernardes, Fabiana Mayboroda Gazzotti, Leandro Forell
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS13
  • Esperança e barbárie Uma narrativa das infâncias pelos sonhos

    Tatiani Müller Kohls, Denise Marcos Bussoletti
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS14
  • Florestania e direitos humanos na Amazônia paraense interculturalidade e complexidade na análise do currículo

    Suellen Ferreira Barbosa, Fabiana Sena da Silva, Márcio Antônio Raiol dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS15
  • Território e currículo a sincronização do Pgta Yi Esaikap e Pppr-ti das Escolas Sateré-Mawé

    Bruno Marcondes Franques, Ananda Machado
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS16
  • Entre a sala de aula, o rio e o ciberespaço tecnologias como recursos educativos e de conservação ambiental na Amazônia

    Samela Cristina da Silva Bonfim, Gilson Cruz Junior
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS17
  • Alfabetização midiática-visual diálogos e possibilidades na formação docente

    Alissom Brum, Saraí Patrícia Schmidt
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS18
  • Processos formativos e o aprender a ser coordenador pedagógico na Educação Infantil

    Marta Regina Brostolin, Edneia Maria Azevedo Machado
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.AO04

Artigos

  • As interfaces entre a subjetividade e a docência no curso de Psicologia

    Maria Elcy Fernandes, Marilene Ribeiro Resende
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.AO01
  • Educação inclusiva no ensino superior anseios docentes e ações de suporte para estudantes com TEA

    Sandra Canal, Juliana dos Santos Rocha, Andreia Mendes dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.AO02
  • A forma estética e a dimensão pedagógica do filme “A idade da terra”, do cineasta Glauber Rocha

    Luane Cristina de Oliveira Resende, Carlos Betlinski
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.AO03
  • O amazonês através dos memes trabalhando o glocal nas aulas de língua portuguesa

    Hudson Silva de Azevedo, Sérgio Augusto Freire de Souza
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.AO05
  • O PROMULMEC e os primeiros passos da Educação Matemática processos e dinâmicas da constituição de um novo campo profissional e de pesquisas

    Eliana Almeida Reis Rocha, Wagner Rodrigues Valente, Jonathan Machado Domingues
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.AO06
  • Práticas investigativas na Educação Infantil Uma metapesquisa focalizada em teses e dissertações (2012-2022)

    Mateus Lorenzon, Cleci Teresinha Werner da Rosa, Luiz Marcelo Darroz
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.AO07