A forma estética e a dimensão pedagógica do filme “A idade da terra”, do cineasta Glauber Rocha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.AO03

Resumo

O presente artigo tem por objetivo fazer uma leitura interpretativa da forma estética e da dimensão pedagógica do filme “A idade da terra”, do cineasta brasileiro Glauber Rocha. Para a consecução deste objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir de obras de Glauber Rocha (2004) e Walter Benjamin (1955, 1984, 1986, 1989) que foram as principais referências teóricas, de onde abstraímos principalmente os conceitos relacionados ao campo da estética e do cinema. O problema, como ler o filme “A idade da terra” à luz de conceitos benjaminianos direcionou a pesquisa, que em sua metodologia incluiu a realização de análises de imagens recortadas para compreender sua produção artística e seu conteúdo educativo. Após análises realizadas, concluímos que é possível identificar a presença de conceitos/valores estéticos benjaminianos como alegoria, choque, segunda técnica e imagem dialética na obra e, portanto, a caracterização de sua forma estética potencializa sua dimensão pedagógica, principalmente na direção da compreensão crítica da história do povo brasileiro, dos processos políticos e ideológicos gerados pelos imperialistas e elites nacionais que comandaram o Estado nacional e, conforme pensava Benjamin, sem reconciliação dos povos oprimidos com sua história.

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Biografia do Autor

Carlos Betlinski, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Professor de Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras - UFLA

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Publicado

2024-06-06

Como Citar

Resende, L. C. de O., & Betlinski, C. (2024). A forma estética e a dimensão pedagógica do filme “A idade da terra”, do cineasta Glauber Rocha. Revista Diálogo Educacional, 24(81). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.AO03