Processos formativos e o aprender a ser coordenador pedagógico na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.AO04

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre os processos formativos de cinco profissionais que trabalham como coordenadoras pedagógicas em instituições de Educação Infantil do município de Ji-Paraná-Rondônia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou a entrevista semiestruturada para a produção e análise de conteúdo para a interpretação dos dados. Os resultados evidenciam que a formação continuada contribui, de forma significativa, para o desenvolvimento profissional das coordenadoras que atuam na Educação Infantil, uma vez que permite a articulação dos saberes teóricos com os saberes da experiência; com isso, aprendem muito sobre sua função no contexto de trabalho, ou seja, na escola, mas não somente nela, considerando que há a necessidade de outros investimentos na formação. Também evidenciam que os processos formativos do coordenador pedagógico na Educação Infantil no município de Ji-Paraná, revelam uma trajetória que está em construção, mas que precisa de políticas públicas que possam garantir sua permanência na etapa, como também sua valorização e reconhecimento como profissional que contribui para a garantia da qualidade da educação para as crianças pequenas. Conclui-se que a coordenação pedagógica precisa ter conhecimento de suas atribuições para que possa dar conta das demandas que vão surgindo no cotidiano, sem perder o foco na prática, enquanto mediadora e articuladora dos processos formativos.

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Biografia do Autor

Marta Regina Brostolin, Universidade Católica Dom Bosco

Doutorado em Desenvolvimento Local pelo Universidad Complutense de Madrid, Espanha(2005)
Professor titular da Universidade Católica Dom Bosco , Brasil

Edneia Maria Azevedo Machado, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutora em Educação pela da Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS (2007), Pós- Graduação em Psicopedagogia - UNIRON (2002), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (1998). Professora efetiva da Universidade Federal de Rondônia Campus de Ji-Paraná - no Departamento de Ciências Humanas e Sociais - DCHS no curso de Licenciatura em Pedagogia, pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia – GPEA - Coordenadora da linha de pesquisa Educação Infantil: formação docente e prática pedagógica. Professora Colaboradora no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO em Educação Escolar Mestrado Profissional - PPGEEProf.  Atuação em formação inicial e continuada com docentes e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil. Alfabetização . Coordena PIBID - Subprojeto Campus Ji-Paraná.

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Publicado

2024-06-06

Como Citar

Brostolin, M. R., & Machado, E. M. A. (2024). Processos formativos e o aprender a ser coordenador pedagógico na Educação Infantil. Revista Diálogo Educacional, 24(81). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.AO04