Processos formativos e o aprender a ser coordenador pedagógico na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.AO04Resumo
Este artigo apresenta reflexões sobre os processos formativos de cinco profissionais que trabalham como coordenadoras pedagógicas em instituições de Educação Infantil do município de Ji-Paraná-Rondônia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou a entrevista semiestruturada para a produção e análise de conteúdo para a interpretação dos dados. Os resultados evidenciam que a formação continuada contribui, de forma significativa, para o desenvolvimento profissional das coordenadoras que atuam na Educação Infantil, uma vez que permite a articulação dos saberes teóricos com os saberes da experiência; com isso, aprendem muito sobre sua função no contexto de trabalho, ou seja, na escola, mas não somente nela, considerando que há a necessidade de outros investimentos na formação. Também evidenciam que os processos formativos do coordenador pedagógico na Educação Infantil no município de Ji-Paraná, revelam uma trajetória que está em construção, mas que precisa de políticas públicas que possam garantir sua permanência na etapa, como também sua valorização e reconhecimento como profissional que contribui para a garantia da qualidade da educação para as crianças pequenas. Conclui-se que a coordenação pedagógica precisa ter conhecimento de suas atribuições para que possa dar conta das demandas que vão surgindo no cotidiano, sem perder o foco na prática, enquanto mediadora e articuladora dos processos formativos.
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