Formative processes and learning to be a pedagogical coordinator in Childhood Education
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.AO04Abstract
This article presents reflections on the training processes of five professionals who work as pedagogical coordinators in Childhood Education institutions in the county of Ji-Paraná-Rondônia. It is a qualitative research that used a semi-structured interview for the production and analysis of content for the interpretation of the data. The results show that continuing education significantly contributes to the professional development of Coordinators who work in Early Childhood Education, as it allows the articulation of theoretical knowledge with practical knowledge; with this, they learn a lot about their role in the work context, that is, at school, but not only there, considering that there is a need for other investments in training. Also show that the formative processes of the pedagogical coordinator in Childhood Education in the county of Ji-Paraná, reveal a trajectory that is under construction, but that needs public policies that can guarantee its permanence in the stage, as well as its appreciation and recognition as a professional. which contributes to ensuring the quality of education for young children. It is concluded that the Pedagogical Coordination needs to be aware of its attributions so that it can handle the demands that arise in everyday life, without losing focus on practice, as a mediator and articulator of the training processes.
Downloads
References
ALMEIDA, L. R. A coordenação pedagógica no estado de São Paulo nas memórias dos que participaram de sua história. In: ALMEIDA, L. R. de; PLACCO, V. M. N. de S. O coordenador pedagógico e o atendimento à diversidade. São Paulo: Loyola, 2010.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.
BRASIL. Resolução CNE – CEP n. 1 de 15 de Maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia. Brasília, DF, 2006
CARVALHO, M. I. O a-con-tecer de uma formação. In: Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 17, n. 29, p. 159-168, jan./jun. 2008.
DOMINGUES, I. O coordenador pedagógico e a formação contínua do docente na escola. São Paulo: Cortez, 2014.
FONSECA, J. P. Projeto Pedagógico: processo e produto na construção coletiva do sucesso escolar. São Paulo/SP: Jornal da APASE. Secretaria da Educação. São Paulo, SP, ano II, n. 3, 2001.
FONSECA, M.; FONSECA, D. M. A gestão acadêmica da pós-graduação lato sensu: o papel do coordenador para a qualidade dos cursos. Educação. Pesquisa., São Paulo, v. 42, n. 1, p. 151-164, jan./mar. 2016.
FRANCO, M. A. S. A práxis pedagógica como instrumento de transformação da prática docente. 2005. Disponível em: http://28reunião.anped.org.br/
FREIRE, A. Formação de educadores em serviço: construindo sujeitos, produzindo singularidades. In: KRAMER, Sônia (Org.). Infância e Educação Infantil. 7. ed. Campinas: Papirus, 2008.
FREIRE, P. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
GARCIA, C. M. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação Docente. Belo Horizonte, v. 3, 2010.
GONÇALVES, L. S. M.; FRANCO, J. N. O Coordenador Pedagógico Educacional e a Formação Continuada do Professor: um Estudo Desenvolvido na Rede Pública no município de Caruaru – PE. Disponível em: http://www.anpae.org.br/seminario/ANPAE2012/.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2004.
LARROSA, J. Nota sobre a experiência e o saber da experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Linguística, n. 19, jan./fev./mar./abr. 2002.
LUDKE, M.; ANDRE, M. E. D. A pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MATE, C. H. Qual a identidade do professor coordenador pedagógico? In: GUIMARÃES, A. A. et al. O Coordenador Pedagógico e a Educação Continuada. 8. ed. São Paulo. Editora Loyola, 2005.
NÓVOA, A. Devolver a formação de professores aos professores. Cadernos de Pesquisa em Educação – PPGE/UFES, Vitória, v. 18, n. 35, p. 11-22, jan./jun. 2012.
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
NÓVOA, A. (Org). Vida de professores. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
PELISSARI, C. Os seis desafios do formador. Revista Avisa Lá, n. 30, abr./2007, p. 28-34.
PLACCO, V. M. N. S.; SILVA, S. H. S. A formação do professor: reflexões, desafios e perspectivas. In: BRUNO, E. B. G.; ALMEIDA, L. R.; CHRISTOV, L. H. S. (Orgs.). O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Loyola, 2000.
PLACCO, V. M. N. de S.; SOUZA, V. L. T. O trabalho do coordenador pedagógico na visão de professores e diretores: contribuições à compreensão de sua identidade profissional. In: PLACCO, V. M. N. de S; ALMEIDA, L. R. de (Orgs.). O coordenador pedagógico: provocações e possibilidades de atuação. São Paulo: Loyola, 2012.
PLACCO, V. M. N. S.; SOUZA, V. L. T. Diferentes Aprendizagens do Coordenador Pedagógico. ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. O Coordenador Pedagógico e o atendimento à diversidade. São Paulo: Edições Loyola, 2010, p. 47-60.
PLACCO, V. M. N. S.; SOUZA, V. L. T. O que é formação? Convite ao debate e a proposição de uma definição. In.: ALMEIDA, L. R. et. al. O coordenador pedagógico e seus percursos formativos. São Paulo: Edições Loyola, 2018.
SILVA, N.; SILVA, C. N. Dimensões da Qualidade da Formação de Professores nas Bases Legais Brasileiras. In: GARCIA, R. P. M. Educação como princípio para Sustentabilidade: políticas, saberes e experiências formativas. Cruz das Almas. UFRB, 2016.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 6. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.
TARDIF, M. Saberes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Editora Universitária Champagnat
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.