Cooperação internacional para refugiados sudaneses e sírios na Jordânia
desdobramentos educacionais
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS10Resumo
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a cooperação internacional para refugiados sudaneses e sírios na Jordânia e os desdobramentos educacionais provenientes dessa colaboração, que foi desenvolvida através de um projeto de extensão supervisionado pela Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). As atividades envolveram o ensino de idiomas e estudos sobre práticas corporais (esportes, brincadeiras e jogos), as quais aconteceram em um contexto permeado por guerras civis, barreiras linguísticas e de ampla diversidade cultural. O corpus constitutivo das análises são os documentos produzidos por um extensionista universitário, bem como as interações orientativas da CoRI durante o intercâmbio que se centraram na abordagem comunicativa-crítica, a partir dos conceitos: “teoria da ação comunicativa” de Habermas (1987a e 1987b); e “dialogicidade” de Freire (1979-2001), que enfatizam a comunicação como uma ferramenta vital para entender e avaliar criticamente as dinâmicas sociais dos refugiados. Essa sistemática permitiu não somente a compreensão dos elementos comunicativos, mas também analisar os desafios das estruturas de poder, das relações sociais e da necessidade premente de acesso à educação subjacentes aos processos de ajuda humanitária. Os resultados obtidos pavimentaram a consolidação de um ambiente inclusivo e de aprendizagem enriquecido pela diversidade cultural. A persistência no ensino linguístico proporcionou avanços individuais dos refugiados na língua-alvo, bem como uma consciência acadêmica e social mais ampla e plural por parte do intercambista, enraizada na cooperação intercultural e que desencadeou em novas ações estratégicas desenvolvidas na UEPB para a comunidade estrangeira.
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