Cooperação internacional para refugiados sudaneses e sírios na Jordânia

desdobramentos educacionais

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS10

Résumé

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a cooperação internacional para refugiados sudaneses e sírios na Jordânia e os desdobramentos educacionais provenientes dessa colaboração, que foi desenvolvida através de um projeto de extensão supervisionado pela Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). As atividades envolveram o ensino de idiomas e estudos sobre práticas corporais (esportes, brincadeiras e jogos), as quais aconteceram em um contexto permeado por guerras civis, barreiras linguísticas e de ampla diversidade cultural. O corpus constitutivo das análises são os documentos produzidos por um extensionista universitário, bem como as interações orientativas da CoRI durante o intercâmbio que se centraram na abordagem comunicativa-crítica, a partir dos conceitos: “teoria da ação comunicativa” de Habermas (1987a e 1987b); e “dialogicidade” de Freire (1979-2001), que enfatizam a comunicação como uma ferramenta vital para entender e avaliar criticamente as dinâmicas sociais dos refugiados. Essa sistemática permitiu não somente a compreensão dos elementos comunicativos, mas também analisar os desafios das estruturas de poder, das relações sociais e da necessidade premente de acesso à educação subjacentes aos processos de ajuda humanitária. Os resultados obtidos pavimentaram a consolidação de um ambiente inclusivo e de aprendizagem enriquecido pela diversidade cultural. A persistência no ensino linguístico proporcionou avanços individuais dos refugiados na língua-alvo, bem como uma consciência acadêmica e social mais ampla e plural por parte do intercambista, enraizada na cooperação intercultural e que desencadeou em novas ações estratégicas desenvolvidas na UEPB para a comunidade estrangeira.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Christiano Cordeiro Soares, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2017). Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (2016) e graduação em Computação pela Universidade Estadual da Paraíba (2011). Graduando em Letras - Língua Estrangeira Espanhol - Segunda Licenciatura. Especialista em Metodologia do Ensino de Artes pela UNINTER (2017) e especialista em Secretariado e Assessoria Executiva pela UNINTER (2013). Secretário executivo da Universidade Estadual da Paraíba - Assessor de Gabinete da Reitoria. Professor da disciplina Tecnologias Assistivas da Especialização Educação Especial - UEPB. Coordenou no âmbito institucional o Programa Ciência sem Fronteiras na UEPB (2014-2016). 

Références

ACNUR. Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. Dados sobre refugiados. 2023a. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/dados-sobre-refugiados. Acesso em: 15 nov. 2023.

ACNUR. Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. Dados sobre refugiados. 2023b. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/historico. Acesso em: 15 nov. 2023.

ALEFESHA, H. M. N.; AL-JAMAL, D. A. H. Syrian Refugees’ Challenges and Problems of Learning and Teaching English as Foreign Language (EFL): Jordan as na example. Journal of Ethnic and Cultural Studies, Yarmouk University, Irbid-Jordan, v. 6, n. 1, 117-129, 2019.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1995.

CASTRO, F. A. O uso do diário reflexivo na formação inicial do professor de língua inglesa: um estudo a partir da experiência de ensino junto a refugiados na Jordânia (Oriente Médio). 2022. 44p. Monografia – Departamento de Letras e Artes, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande – PB, 2022.

CVSM. 15 anos de cátedra Sérgio Vieira de Mello no Brasil: universidades e pessoas refugiadas / Organizado por José Blanes Sala… [et al.] — São Bernardo do Campo, SP: Universidade Federal do ABC, 2020.

FREIRE, P. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 9ª ed. Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, 19 ed. São Paulo, Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 30ª edição. São Paulo, Editora Paz e Terra, 2001.

HABERMAS, J. Teoría de la Acción Comunicativa, I: Racionalidad de la acción y racionalización social. Madrid: Taurus, 1987a (publicado originalmente en 1981).

HABERMAS, J. Teoría de la Acción Comunicativa, II : Crítica de la razón funcionalista. Madrid: Taurus, 1987b (publicado originalmente en 1981).

HARIRI, B. Al. Teaching ESL to Syrian Refugees: Problems and Challenges. Thesis (Master of Arts Degree in English) – The University of Toledo, Ohio-USA, 2018.

Téléchargements

Publiée

2024-06-06

Comment citer

Soares, C. C. (2024). Cooperação internacional para refugiados sudaneses e sírios na Jordânia: desdobramentos educacionais. Revista Diálogo Educacional, 24(81). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS10