Cooperação internacional para refugiados sudaneses e sírios na Jordânia
desdobramentos educacionais
DOI :
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS10Résumé
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a cooperação internacional para refugiados sudaneses e sírios na Jordânia e os desdobramentos educacionais provenientes dessa colaboração, que foi desenvolvida através de um projeto de extensão supervisionado pela Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). As atividades envolveram o ensino de idiomas e estudos sobre práticas corporais (esportes, brincadeiras e jogos), as quais aconteceram em um contexto permeado por guerras civis, barreiras linguísticas e de ampla diversidade cultural. O corpus constitutivo das análises são os documentos produzidos por um extensionista universitário, bem como as interações orientativas da CoRI durante o intercâmbio que se centraram na abordagem comunicativa-crítica, a partir dos conceitos: “teoria da ação comunicativa” de Habermas (1987a e 1987b); e “dialogicidade” de Freire (1979-2001), que enfatizam a comunicação como uma ferramenta vital para entender e avaliar criticamente as dinâmicas sociais dos refugiados. Essa sistemática permitiu não somente a compreensão dos elementos comunicativos, mas também analisar os desafios das estruturas de poder, das relações sociais e da necessidade premente de acesso à educação subjacentes aos processos de ajuda humanitária. Os resultados obtidos pavimentaram a consolidação de um ambiente inclusivo e de aprendizagem enriquecido pela diversidade cultural. A persistência no ensino linguístico proporcionou avanços individuais dos refugiados na língua-alvo, bem como uma consciência acadêmica e social mais ampla e plural por parte do intercambista, enraizada na cooperação intercultural e que desencadeou em novas ações estratégicas desenvolvidas na UEPB para a comunidade estrangeira.
Téléchargements
Références
ACNUR. Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. Dados sobre refugiados. 2023a. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/dados-sobre-refugiados. Acesso em: 15 nov. 2023.
ACNUR. Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. Dados sobre refugiados. 2023b. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/historico. Acesso em: 15 nov. 2023.
ALEFESHA, H. M. N.; AL-JAMAL, D. A. H. Syrian Refugees’ Challenges and Problems of Learning and Teaching English as Foreign Language (EFL): Jordan as na example. Journal of Ethnic and Cultural Studies, Yarmouk University, Irbid-Jordan, v. 6, n. 1, 117-129, 2019.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1995.
CASTRO, F. A. O uso do diário reflexivo na formação inicial do professor de língua inglesa: um estudo a partir da experiência de ensino junto a refugiados na Jordânia (Oriente Médio). 2022. 44p. Monografia – Departamento de Letras e Artes, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande – PB, 2022.
CVSM. 15 anos de cátedra Sérgio Vieira de Mello no Brasil: universidades e pessoas refugiadas / Organizado por José Blanes Sala… [et al.] — São Bernardo do Campo, SP: Universidade Federal do ABC, 2020.
FREIRE, P. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 9ª ed. Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, 19 ed. São Paulo, Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 30ª edição. São Paulo, Editora Paz e Terra, 2001.
HABERMAS, J. Teoría de la Acción Comunicativa, I: Racionalidad de la acción y racionalización social. Madrid: Taurus, 1987a (publicado originalmente en 1981).
HABERMAS, J. Teoría de la Acción Comunicativa, II : Crítica de la razón funcionalista. Madrid: Taurus, 1987b (publicado originalmente en 1981).
HARIRI, B. Al. Teaching ESL to Syrian Refugees: Problems and Challenges. Thesis (Master of Arts Degree in English) – The University of Toledo, Ohio-USA, 2018.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Editora Universitária Champagnat 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.