International Cooperation for Sudanese and Syrian Refugees in Jordan:
Educational Implications
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS10Abstract
This article aims to reflect on international cooperation for Sudanese and Syrian refugees in Jordan and the educational implications stemming from this collaboration, which was developed through a supervised extension project by the International Relations Office (CoRI) at Paraíba State University (UEPB). The activities involved language teaching and studies on physical practices (sports, games, and activities), taking place in a context marked by civil wars, linguistic barriers, and extensive cultural diversity. The constitutive corpus for analysis comprises documents produced by the extensionist and guidance interactions from CoRI during the exchange period, focusing on the communicative-critical approach based on the concepts: "theory of communicative action" by Habermas (1987a and 1987b); and "dialogicity" by Freire (1979-2001), emphasizing communication as a vital tool to understand and critically assess the social dynamics of refugees. This systematic approach allowed not only the comprehension of communicative elements but also the analysis of challenges posed by power structures, social relationships, and the urgent need for access to education underlying humanitarian aid processes. The obtained results contributed to consolidating an inclusive environment and enriched learning through cultural diversity. The persistence in language teaching not only facilitated individual progress in the target language for refugees but also cultivated a broader and more plural academic and social awareness in the exchange student, rooted in intercultural cooperation, leading to new strategic actions developed at UEPB for the foreign community.
Downloads
References
ACNUR. Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. Dados sobre refugiados. 2023a. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/dados-sobre-refugiados. Acesso em: 15 nov. 2023.
ACNUR. Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. Dados sobre refugiados. 2023b. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/historico. Acesso em: 15 nov. 2023.
ALEFESHA, H. M. N.; AL-JAMAL, D. A. H. Syrian Refugees’ Challenges and Problems of Learning and Teaching English as Foreign Language (EFL): Jordan as na example. Journal of Ethnic and Cultural Studies, Yarmouk University, Irbid-Jordan, v. 6, n. 1, 117-129, 2019.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1995.
CASTRO, F. A. O uso do diário reflexivo na formação inicial do professor de língua inglesa: um estudo a partir da experiência de ensino junto a refugiados na Jordânia (Oriente Médio). 2022. 44p. Monografia – Departamento de Letras e Artes, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande – PB, 2022.
CVSM. 15 anos de cátedra Sérgio Vieira de Mello no Brasil: universidades e pessoas refugiadas / Organizado por José Blanes Sala… [et al.] — São Bernardo do Campo, SP: Universidade Federal do ABC, 2020.
FREIRE, P. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 9ª ed. Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, 19 ed. São Paulo, Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 30ª edição. São Paulo, Editora Paz e Terra, 2001.
HABERMAS, J. Teoría de la Acción Comunicativa, I: Racionalidad de la acción y racionalización social. Madrid: Taurus, 1987a (publicado originalmente en 1981).
HABERMAS, J. Teoría de la Acción Comunicativa, II : Crítica de la razón funcionalista. Madrid: Taurus, 1987b (publicado originalmente en 1981).
HARIRI, B. Al. Teaching ESL to Syrian Refugees: Problems and Challenges. Thesis (Master of Arts Degree in English) – The University of Toledo, Ohio-USA, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Editora Universitária Champagnat
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.