Cooperação internacional para refugiados sudaneses e sírios na Jordânia

desdobramentos educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS10

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a cooperação internacional para refugiados sudaneses e sírios na Jordânia e os desdobramentos educacionais provenientes dessa colaboração, que foi desenvolvida através de um projeto de extensão supervisionado pela Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). As atividades envolveram o ensino de idiomas e estudos sobre práticas corporais (esportes, brincadeiras e jogos), as quais aconteceram em um contexto permeado por guerras civis, barreiras linguísticas e de ampla diversidade cultural. O corpus constitutivo das análises são os documentos produzidos por um extensionista universitário, bem como as interações orientativas da CoRI durante o intercâmbio que se centraram na abordagem comunicativa-crítica, a partir dos conceitos: “teoria da ação comunicativa” de Habermas (1987a e 1987b); e “dialogicidade” de Freire (1979-2001), que enfatizam a comunicação como uma ferramenta vital para entender e avaliar criticamente as dinâmicas sociais dos refugiados. Essa sistemática permitiu não somente a compreensão dos elementos comunicativos, mas também analisar os desafios das estruturas de poder, das relações sociais e da necessidade premente de acesso à educação subjacentes aos processos de ajuda humanitária. Os resultados obtidos pavimentaram a consolidação de um ambiente inclusivo e de aprendizagem enriquecido pela diversidade cultural. A persistência no ensino linguístico proporcionou avanços individuais dos refugiados na língua-alvo, bem como uma consciência acadêmica e social mais ampla e plural por parte do intercambista, enraizada na cooperação intercultural e que desencadeou em novas ações estratégicas desenvolvidas na UEPB para a comunidade estrangeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christiano Cordeiro Soares, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2017). Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (2016) e graduação em Computação pela Universidade Estadual da Paraíba (2011). Graduando em Letras - Língua Estrangeira Espanhol - Segunda Licenciatura. Especialista em Metodologia do Ensino de Artes pela UNINTER (2017) e especialista em Secretariado e Assessoria Executiva pela UNINTER (2013). Secretário executivo da Universidade Estadual da Paraíba - Assessor de Gabinete da Reitoria. Professor da disciplina Tecnologias Assistivas da Especialização Educação Especial - UEPB. Coordenou no âmbito institucional o Programa Ciência sem Fronteiras na UEPB (2014-2016). 

Referências

ACNUR. Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. Dados sobre refugiados. 2023a. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/dados-sobre-refugiados. Acesso em: 15 nov. 2023.

ACNUR. Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. Dados sobre refugiados. 2023b. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/historico. Acesso em: 15 nov. 2023.

ALEFESHA, H. M. N.; AL-JAMAL, D. A. H. Syrian Refugees’ Challenges and Problems of Learning and Teaching English as Foreign Language (EFL): Jordan as na example. Journal of Ethnic and Cultural Studies, Yarmouk University, Irbid-Jordan, v. 6, n. 1, 117-129, 2019.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1995.

CASTRO, F. A. O uso do diário reflexivo na formação inicial do professor de língua inglesa: um estudo a partir da experiência de ensino junto a refugiados na Jordânia (Oriente Médio). 2022. 44p. Monografia – Departamento de Letras e Artes, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande – PB, 2022.

CVSM. 15 anos de cátedra Sérgio Vieira de Mello no Brasil: universidades e pessoas refugiadas / Organizado por José Blanes Sala… [et al.] — São Bernardo do Campo, SP: Universidade Federal do ABC, 2020.

FREIRE, P. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 9ª ed. Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, 19 ed. São Paulo, Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 30ª edição. São Paulo, Editora Paz e Terra, 2001.

HABERMAS, J. Teoría de la Acción Comunicativa, I: Racionalidad de la acción y racionalización social. Madrid: Taurus, 1987a (publicado originalmente en 1981).

HABERMAS, J. Teoría de la Acción Comunicativa, II : Crítica de la razón funcionalista. Madrid: Taurus, 1987b (publicado originalmente en 1981).

HARIRI, B. Al. Teaching ESL to Syrian Refugees: Problems and Challenges. Thesis (Master of Arts Degree in English) – The University of Toledo, Ohio-USA, 2018.

Downloads

Publicado

2024-06-06

Como Citar

Soares, C. C. (2024). Cooperação internacional para refugiados sudaneses e sírios na Jordânia: desdobramentos educacionais. Revista Diálogo Educacional, 24(81). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS10