O amazonês através dos memes

trabalhando o glocal nas aulas de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.AO05

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral salientar a importância do ensino da língua portuguesa numa perspectiva glocal, a partir de memes que evidenciam a variedade linguística amazonense, no contexto escolar contemporâneo do Ensino Médio. Desta forma, este escrito promove reflexões acerca das transformações sociais – tecnológica, comunicativa, linguística e cultural – que impactam diretamente na atividade de ensino e aprendizagem escolar. Para tanto, tomou-se por base os estudos e reflexões sobre o ensino da língua portuguesa na contemporaneidade (BAGNO, 2002; FREIRE, 2003; ROJO, 2012; BARBOSA, 2022); e sobre os conceitos operacionais utilizados ao longo da pesquisa: glocal, meme e amazonês (SILVA, SARTORI, MARTINI, 2017; SHIFMAN, 2014; FREIRE, 2011; FREIRE, 2020). Ademais, quanto aos procedimentos metodológicos, este escrito ancora-se na abordagem qualitativa (PRODANOV; FREITAS, 2013), utiliza a pesquisa bibliográfica para definir os seus principais conceitos operacionais (LAKATOS, 2018) e apresenta uma “sequência didática” com base nos escritos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), construída a partir de memes que retratam a subjetividade amazonense e que se encontram disponíveis na rede social digital instagram, destacando um modelo de ensino da língua portuguesa inserido em uma perspectiva glocal. Obtendo resultados que apontam para a importância de formar alunos cidadãos globais, porém conscientes de suas raízes locais.

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Biografia do Autor

Hudson Silva de Azevedo, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduado em Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa e suas Literaturas (2017); Especialista em Didática do Ensino Superior (2017) pela Universidade Nilton Lins; Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2019); cursando o Mestrado em Letras, na área de Teoria e Análise Linguística, ofertado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente é professor da rede estadual de ensino (SEDUC - AM), atuando no Ensino Médio, na Escola Estadual Manuel Rodrigues de Souza. Áreas de interesse: literatura (nacional e amazonense), identidade cultural amazonense, competência leitora-interpretativa, estética da recepção, mídias na educação, linguagem multimodal e análise de discurso.

Sérgio Augusto Freire de Souza, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduado em Letras - Língua Inglesa (1990) e em Psicologia (2019) na Universidade Federal do Amazonas, concluiu o Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas em 1998 e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas em 2005. É Professor Associado da Universidade Federal do Amazonas, onde exerceu os cargos de Chefe de Departamento, vice-diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras e vice-coordenador do PPGL-Mestrado em letras - UFAM. Foi Subsecretário de Educação na Secretaria Municipal de Educação de Manaus de 2005 a 2007, quando coordenou a implantação do Centro Municipal de Educação Especial e o Processo Seletivo para Escolhas de Diretores - PROSED. Publicou artigos em periódicos especializados e sete livros: "Conhecendo análise de discurso", "New Citizen", "Amazonês: expressões e termos usados no Amazonas", "Redação: fundamentos e práxis", "Microcontos", "Análise de Discurso: procedimentos metodológicos" e "Flores no asfalto quente: escritos". Participou de vários eventos no Brasil, entre os quais se destacam o I Festival Internacional da Floresta - FLIFLORESTA - Manaus e a 8a e 9a edição da Feira Nacional de Livros de Ribeirão Preto, em Ribeirão Preto, SP. Atua na área de linguística, com ênfase em ensino de línguas e análise de discurso. É líder do Grupo de Pesquisas Discurso e Práticas Sociais e membro do LAPCRI, Laboratório de Psicanálise, Clínica e Criação vinculado à Universidade Federal do Amazonas. Suas áreas de atuação científica são o ensino de línguas, linguística, educação, novas tecnologias, redes sociais digitais, análise de discurso e psicanálise. Atualmente é Diretor da Editora da Universidade Federal do Amazonas - EDUA.

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Publicado

2024-06-06

Como Citar

de Azevedo, H. S., & de Souza, S. A. F. (2024). O amazonês através dos memes: trabalhando o glocal nas aulas de língua portuguesa. Revista Diálogo Educacional, 24(81). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.AO05