O amazonês através dos memes
trabalhando o glocal nas aulas de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.AO05Resumo
Este trabalho tem como objetivo geral salientar a importância do ensino da língua portuguesa numa perspectiva glocal, a partir de memes que evidenciam a variedade linguística amazonense, no contexto escolar contemporâneo do Ensino Médio. Desta forma, este escrito promove reflexões acerca das transformações sociais – tecnológica, comunicativa, linguística e cultural – que impactam diretamente na atividade de ensino e aprendizagem escolar. Para tanto, tomou-se por base os estudos e reflexões sobre o ensino da língua portuguesa na contemporaneidade (BAGNO, 2002; FREIRE, 2003; ROJO, 2012; BARBOSA, 2022); e sobre os conceitos operacionais utilizados ao longo da pesquisa: glocal, meme e amazonês (SILVA, SARTORI, MARTINI, 2017; SHIFMAN, 2014; FREIRE, 2011; FREIRE, 2020). Ademais, quanto aos procedimentos metodológicos, este escrito ancora-se na abordagem qualitativa (PRODANOV; FREITAS, 2013), utiliza a pesquisa bibliográfica para definir os seus principais conceitos operacionais (LAKATOS, 2018) e apresenta uma “sequência didática” com base nos escritos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), construída a partir de memes que retratam a subjetividade amazonense e que se encontram disponíveis na rede social digital instagram, destacando um modelo de ensino da língua portuguesa inserido em uma perspectiva glocal. Obtendo resultados que apontam para a importância de formar alunos cidadãos globais, porém conscientes de suas raízes locais.
Downloads
Referências
ABREU, M. T. T. V. Desafios para a área da linguagem. Revista do programa de pós-graduação do Instituto de Letras da UFF. Gragoatá. Niterói, v. 19, n. 36, p. 63-79. 2014.
BAGNO, M. Língua materna: letramento, variação e ensino / Marcos Bagno, Gilles Gagné, Michael Stubbs. – São Paulo: Parábola Editorial, 2002.
BARBOSA, P. R. Base Nacional Comum Curricular: um estudo sobre os gêneros textuais. 2022. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 25 mai. 2023.
COSTA, C. S. A educação para a cidadania global: uma experiência no 6º ano do ensino fundamental a partir do educar pela pesquisa. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
DA ROSA, D. P.; CORBANI, C. T. O gênero textual meme no ensino de Língua Portuguesa. Caderno Intersaberes, v. 10, n. 25, p. 33-46, 2021.
DAWKINS, R. O Gene egoísta. Tradução de Rejane Rubino. São Paulo. Companhia das Letras. 2007.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências Didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização Roxane Rojo; Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, p. 81-108, 2004.
FARIAS, M. L. de et al. Variedades linguísticas & o ensino da língua portuguesa: contribuições para o combate ao preconceito linguístico. Anais: VIII CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2022.
FREIRE, J. R. B. Rio Babel: a história das línguas na Amazônia. – Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
FREIRE, S. Amazonês: termos e expressões usados no Amazonas. – 3. Ed. – Manaus: Valer, 2020.
FREIRE, S. Janus, o caboclo high-tech: discursos fundadores e a cultura em Manaus. Trabalho apresentado na SBPC Manaus. Manaus, 27 de maio, 2009
LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho Científico. – 8 ed. – [3. reimp.] São Paulo: Atlas, 2018.
MACHADO, S. C.; DE SOUZA, A.S. R. Desafios das escolas contemporâneas: impactos do letramento digital na formação de estudantes da Geração Z. Linguagens, Educação e Sociedade. v. 27, n. 53, p. 96-117, 2023.
MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. São Paulo: Cortez, 2010.
MORIN, E. Os setes saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgar de Assis Carvalho. – 12. Ed. – São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2007.
NUNES, R. C. Mídias aplicadas na educação e AVEA. – 2 ed. rev. Florianópolis: IFSC, 2013.
OLIVEIRA, G. S. Memes e semiose na web: uma perspectiva ecossistêmica dos processos de comunicação na cultura contemporânea. 2019. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
ROJO, R. H. R. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos / Roxane Rojo, Jacqueline Barbosa. – 1. Ed. – São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
ROJO, R. Pedagogia dos Multiletramentos. In: ROJO, R.; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, p. 11–31, 2012.
SANTOS, W. Q. dos. A gramática das construções mêmicas da Internet no português do Brasil: uma interface da Gramática Sistêmico-Funcional e da Gramática do Design Visual. 2020. 186 f. Tese (Doutorado em Linguística do Programa de Pós-Graduação em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020.
SENA, O. Palavra poder e ensino da língua – 2.ª ed. / Odenildo Sena. – Manaus: Editora Valer, 2001.
SILVA, B. D.; SARTORI, A. S.; MARTINI, R. G. As tecnologias de informação e comunicação como agentes de integração do currículo com a glocalidade. Revista Observatório, Universidade Federal de Tocantins, Palmas, v. 3, n. 4, pp. 387-406, 2017.
SILVA, B. A Glocalização da Educação: da escrita às comunidades de aprendizagem. In: O particular e o global no virar do milénio: cruzar saberes em educação. Actas do 5º Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, p. 779-788, 2002.
SILVA, S. A. S. Língua portuguesa e multiletramentos: diálogo possível na Base Nacional Comum Curricular do novo Ensino Médio?. 2022. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
SHIFMAN, L. Memes in digital culture. Massachusetts, EUA: MIT Press, 2014.
VALE, L. F. Memes: do espaço virtual à sala de aula. 2019. 91 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Editora Universitária Champagnat
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.