O amazonês através dos memes

trabalhando o glocal nas aulas de língua portuguesa

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.AO05

Abstract

This work has the general objective of highlighting the importance of teaching the Portuguese language from a glocal perspective, based on memes that show the Amazonian linguistic variety, in the contemporary school context of High School. In this way, this writing promotes reflections on the social transformations – technological, communicative, linguistic and cultural – that directly impact the activity of teaching and school learning. For that, it was based on studies and reflections on the teaching of the Portuguese language in contemporary times (BAGNO, 2002; FREIRE, 2003; ROJO, 2012; BARBOSA, 2022); and on the operational concepts used throughout the research: glocal, meme and Amazonian (SILVA, SARTORI, MARTINI, 2017; SHIFMAN, 2014; FREIRE, 2011; FREIRE, 2020). Furthermore, regarding methodological procedures, this writing is anchored in the qualitative approach (PRODANOV; FREITAS, 2013), uses bibliographical research to define its main operational concepts (LAKATOS, 2018) and presents a “didactic sequence” based on the writings by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), built from memes that portray Amazonian subjectivity and that are available on the digital social network instagram, highlighting a model of teaching the Portuguese language inserted in a glocal perspective. Obtaining results that point to the importance of educating students as global citizens, but aware of their local roots.

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Author Biographies

Hudson Silva de Azevedo, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduado em Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa e suas Literaturas (2017); Especialista em Didática do Ensino Superior (2017) pela Universidade Nilton Lins; Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2019); cursando o Mestrado em Letras, na área de Teoria e Análise Linguística, ofertado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente é professor da rede estadual de ensino (SEDUC - AM), atuando no Ensino Médio, na Escola Estadual Manuel Rodrigues de Souza. Áreas de interesse: literatura (nacional e amazonense), identidade cultural amazonense, competência leitora-interpretativa, estética da recepção, mídias na educação, linguagem multimodal e análise de discurso.

Sérgio Augusto Freire de Souza, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduado em Letras - Língua Inglesa (1990) e em Psicologia (2019) na Universidade Federal do Amazonas, concluiu o Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas em 1998 e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas em 2005. É Professor Associado da Universidade Federal do Amazonas, onde exerceu os cargos de Chefe de Departamento, vice-diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras e vice-coordenador do PPGL-Mestrado em letras - UFAM. Foi Subsecretário de Educação na Secretaria Municipal de Educação de Manaus de 2005 a 2007, quando coordenou a implantação do Centro Municipal de Educação Especial e o Processo Seletivo para Escolhas de Diretores - PROSED. Publicou artigos em periódicos especializados e sete livros: "Conhecendo análise de discurso", "New Citizen", "Amazonês: expressões e termos usados no Amazonas", "Redação: fundamentos e práxis", "Microcontos", "Análise de Discurso: procedimentos metodológicos" e "Flores no asfalto quente: escritos". Participou de vários eventos no Brasil, entre os quais se destacam o I Festival Internacional da Floresta - FLIFLORESTA - Manaus e a 8a e 9a edição da Feira Nacional de Livros de Ribeirão Preto, em Ribeirão Preto, SP. Atua na área de linguística, com ênfase em ensino de línguas e análise de discurso. É líder do Grupo de Pesquisas Discurso e Práticas Sociais e membro do LAPCRI, Laboratório de Psicanálise, Clínica e Criação vinculado à Universidade Federal do Amazonas. Suas áreas de atuação científica são o ensino de línguas, linguística, educação, novas tecnologias, redes sociais digitais, análise de discurso e psicanálise. Atualmente é Diretor da Editora da Universidade Federal do Amazonas - EDUA.

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Published

2024-06-06

How to Cite

de Azevedo, H. S., & de Souza, S. A. F. (2024). O amazonês através dos memes: trabalhando o glocal nas aulas de língua portuguesa. Revista Diálogo Educacional, 24(81). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.AO05