O PROMULMEC e os primeiros passos da Educação Matemática

processos e dinâmicas da constituição de um novo campo profissional e de pesquisas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.AO06

Resumo

Este texto analisa a emergência do primeiro mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do Brasil, tendo em vista a configuração do que, tempos mais tarde, passou a denominar-se Educação Matemática. Interroga-se a respeito dos saberes de base inicial para constituição desse novo campo. A análise lança mão, em boa medida, de documentos do Arquivo Pessoal Ubiratan D'Ambrosio. Figura de expressão internacional, D'Ambrosio teve papel fundamental na criação de diversos campos científicos no Brasil. O estudo ampara-se em referenciais da sociologia das ciências e da história cultural. Conclui-se que a interrupção de continuidade deste mestrado em ensino, para além do corte de verbas, apresentou fragilidades decorrentes da não constituição de um repertório comum necessário à configuração de uma nova seara profissional e de pesquisas. No entanto, seus formandos deram prosseguimento ao que viria a se transformar na Educação Matemática brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Almeida Reis Rocha, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) | Campus Guarulhos

Mestranda em Educação.

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) | Campus Guarulhos

Mestre em Educação.

Jonathan Machado Domingues, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) | Campus Guarulhos

Doutor em Educação.

Referências

ARAÚJO, P. H. S. A constituição da comunidade científico-acadêmica em Educação Matemática no Brasil: uma análise de memoriais acadêmicos. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação: conhecimento e inclusão social) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.

ARAÚJO, P. H. S.; FERNANDES, F. S. A Educação Matemática como campo científico-acadêmico: percorrendo memoriais acadêmicos de pesquisadores. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, p. 1-21, 2021.

BARROS, J. D. A. Contribuição para o estudo dos “campos disciplinares”. Revista ALPHA, v. 11, p. 205-216, 2010.

BOURDIEU, P. Para uma sociologia da ciência. Lisboa: Edições 70, 2001.

BURKE, P. Uma história social do conhecimento: I: de Gutenberg a Diderot

Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, Porto Alegre, nº 2, p. 177-229, 1990.

D'AMBROSIO, U. [Carta] 16 mai. 1974, Campinas, SP [para] Braga, N., Brasília. 5f. Envia relatório sobre sistema de ensino ao Ministro da Educação.

D’AMBROSIO, U. Desenvolvimento Nacional e Estratégias para a Educação Científica. Campinas. 1977.

D’AMBROSIO, U. Armadilha e mesmice em educação matemática. Bolema, Rio Claro, SP, ano 18, n. 24, p. 95-109, 2005.

DE MELO, S. B. Estudo preliminar sobre avaliação dos cursos de licenciatura de curta duração em ciências e matemática realizados na UFPE, em regime intensivo nos anos de 1971 a 1976. 1982. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1982.

DE SOUZA LIMA, R. N. Trabalho de construção de material instrucional de matemática elementar com vistas a um programa de treinamento a distância para professores de 1º grau. 1981. Tese de Doutorado. [sn].

DIRETORIA NACIONAL EXECUTIVA. Boletim Informativo da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Ano VIII – n° 28. Abril, 1995.

DO CARMO VILA, M. Um modelo de metodologia operatória como alternativa para a melhoria do ensino de matemática do 1º grau. 1982. 276f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1982.

FERNANDES, F. S. A quinta história: composições da educação matemática como área de pesquisa. 2014. 233 p. Tese- (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014.

FERNANDES, F. S. Histórias da posição científico-acadêmica da Educação Matemática no Brasil: sistematização e perspectivas. Zetetiké, v. 25, p. 222-239, 2017.

FERREIRA JR, A; BITTAR, M. Jarbas Passarinho. Ideologia tecnocrática e ditadura militar. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.23, p. 3 –25, set. 2006

FERREIRA, M. L. C. Uma tentativa de introdução da mini-calculadora eletrônica na escola de primeiro grau, como instrumento de ensino. 1979. 120f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1979.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

JORNAL DO BRASIL – Rio – GB - 23 de junho de 1974.

MELO, M. V. Três décadas de pesquisa em educação matemática na Unicamp: um estudo histórico a partir de teses e dissertações. Dissertação de mestrado, Unicamp, 2006.

MIGUEL, A. et al. A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, n. 27, p. 70-93, 2004. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/212856>.

MIRANDA, G. A. A Pesquisa em Educação Matemática no Brasil: contribuições do primeiro mestrado em ensino de Ciências e Matemática da Unicamp (1975-1984). In: Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática, 2015, Belém/PA. Anais do III CIHEM, 2015.

MIRANDA, G. A. Passos Embrionários da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil: Personagens e Produções do Primeiro Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Unicamp. In: VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Pirenópolis. Anais do VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Goiás, 2015.

MOURA, A. R. L. Ensino de matemática, uma proposta para orientação de área. 1984. 113f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1984.

NORONHA, D. M. B. Proposta de solução para atualização dos professores da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro em Matemática, utilizando vídeo-tape. 1980. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1980.

OLIVEIRA, J. B. Estratégias para o domínio da aprendizagem da Matemática no curso de Economia da UFPE - Área Profissional - 1981. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1981.

PEREIRA, D. J. R. História do movimento democrático que criou a Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM. 2005. 261 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

VALENTE, W. R. (org.). Institucionalização. Caderno de trabalho II. V. 4. São Paulo: Livraria da Física 2018.

VIANNA, C. R. et al. Professor Carlos Roberto Vianna entrevista o Professor Ubiratan D'Ambrosio: memórias da Educação Matemática. In. Batista, A. M. H. (Org.) Ubiratan D'Ambrosio: memórias esparsas em movimentos. Brasília: BT Acadêmica, 2020.

Downloads

Publicado

2024-06-06

Como Citar

Rocha, E. A. R., Valente, W. R., & Domingues, J. M. (2024). O PROMULMEC e os primeiros passos da Educação Matemática: processos e dinâmicas da constituição de um novo campo profissional e de pesquisas. Revista Diálogo Educacional, 24(81). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.AO06