O PROMULMEC e os primeiros passos da Educação Matemática

processos e dinâmicas da constituição de um novo campo profissional e de pesquisas

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DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.AO06

Résumé

Este texto analisa a emergência do primeiro mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do Brasil, tendo em vista a configuração do que, tempos mais tarde, passou a denominar-se Educação Matemática. Interroga-se a respeito dos saberes de base inicial para constituição desse novo campo. A análise lança mão, em boa medida, de documentos do Arquivo Pessoal Ubiratan D'Ambrosio. Figura de expressão internacional, D'Ambrosio teve papel fundamental na criação de diversos campos científicos no Brasil. O estudo ampara-se em referenciais da sociologia das ciências e da história cultural. Conclui-se que a interrupção de continuidade deste mestrado em ensino, para além do corte de verbas, apresentou fragilidades decorrentes da não constituição de um repertório comum necessário à configuração de uma nova seara profissional e de pesquisas. No entanto, seus formandos deram prosseguimento ao que viria a se transformar na Educação Matemática brasileira.

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Bibliographies de l'auteur

Eliana Almeida Reis Rocha, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) | Campus Guarulhos

Mestranda em Educação.

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) | Campus Guarulhos

Mestre em Educação.

Jonathan Machado Domingues, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) | Campus Guarulhos

Doutor em Educação.

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Publiée

2024-06-06

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Rocha, E. A. R., Valente, W. R., & Domingues, J. M. (2024). O PROMULMEC e os primeiros passos da Educação Matemática: processos e dinâmicas da constituição de um novo campo profissional e de pesquisas. Revista Diálogo Educacional, 24(81). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.AO06