O PROMULMEC e os primeiros passos da Educação Matemática
processos e dinâmicas da constituição de um novo campo profissional e de pesquisas
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.AO06Resumen
Este texto analisa a emergência do primeiro mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do Brasil, tendo em vista a configuração do que, tempos mais tarde, passou a denominar-se Educação Matemática. Interroga-se a respeito dos saberes de base inicial para constituição desse novo campo. A análise lança mão, em boa medida, de documentos do Arquivo Pessoal Ubiratan D'Ambrosio. Figura de expressão internacional, D'Ambrosio teve papel fundamental na criação de diversos campos científicos no Brasil. O estudo ampara-se em referenciais da sociologia das ciências e da história cultural. Conclui-se que a interrupção de continuidade deste mestrado em ensino, para além do corte de verbas, apresentou fragilidades decorrentes da não constituição de um repertório comum necessário à configuração de uma nova seara profissional e de pesquisas. No entanto, seus formandos deram prosseguimento ao que viria a se transformar na Educação Matemática brasileira.
Descargas
Citas
ARAÚJO, P. H. S. A constituição da comunidade científico-acadêmica em Educação Matemática no Brasil: uma análise de memoriais acadêmicos. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação: conhecimento e inclusão social) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.
ARAÚJO, P. H. S.; FERNANDES, F. S. A Educação Matemática como campo científico-acadêmico: percorrendo memoriais acadêmicos de pesquisadores. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, p. 1-21, 2021.
BARROS, J. D. A. Contribuição para o estudo dos “campos disciplinares”. Revista ALPHA, v. 11, p. 205-216, 2010.
BOURDIEU, P. Para uma sociologia da ciência. Lisboa: Edições 70, 2001.
BURKE, P. Uma história social do conhecimento: I: de Gutenberg a Diderot
Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, Porto Alegre, nº 2, p. 177-229, 1990.
D'AMBROSIO, U. [Carta] 16 mai. 1974, Campinas, SP [para] Braga, N., Brasília. 5f. Envia relatório sobre sistema de ensino ao Ministro da Educação.
D’AMBROSIO, U. Desenvolvimento Nacional e Estratégias para a Educação Científica. Campinas. 1977.
D’AMBROSIO, U. Armadilha e mesmice em educação matemática. Bolema, Rio Claro, SP, ano 18, n. 24, p. 95-109, 2005.
DE MELO, S. B. Estudo preliminar sobre avaliação dos cursos de licenciatura de curta duração em ciências e matemática realizados na UFPE, em regime intensivo nos anos de 1971 a 1976. 1982. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1982.
DE SOUZA LIMA, R. N. Trabalho de construção de material instrucional de matemática elementar com vistas a um programa de treinamento a distância para professores de 1º grau. 1981. Tese de Doutorado. [sn].
DIRETORIA NACIONAL EXECUTIVA. Boletim Informativo da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Ano VIII – n° 28. Abril, 1995.
DO CARMO VILA, M. Um modelo de metodologia operatória como alternativa para a melhoria do ensino de matemática do 1º grau. 1982. 276f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1982.
FERNANDES, F. S. A quinta história: composições da educação matemática como área de pesquisa. 2014. 233 p. Tese- (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014.
FERNANDES, F. S. Histórias da posição científico-acadêmica da Educação Matemática no Brasil: sistematização e perspectivas. Zetetiké, v. 25, p. 222-239, 2017.
FERREIRA JR, A; BITTAR, M. Jarbas Passarinho. Ideologia tecnocrática e ditadura militar. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.23, p. 3 –25, set. 2006
FERREIRA, M. L. C. Uma tentativa de introdução da mini-calculadora eletrônica na escola de primeiro grau, como instrumento de ensino. 1979. 120f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1979.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
JORNAL DO BRASIL – Rio – GB - 23 de junho de 1974.
MELO, M. V. Três décadas de pesquisa em educação matemática na Unicamp: um estudo histórico a partir de teses e dissertações. Dissertação de mestrado, Unicamp, 2006.
MIGUEL, A. et al. A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, n. 27, p. 70-93, 2004. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/212856>.
MIRANDA, G. A. A Pesquisa em Educação Matemática no Brasil: contribuições do primeiro mestrado em ensino de Ciências e Matemática da Unicamp (1975-1984). In: Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática, 2015, Belém/PA. Anais do III CIHEM, 2015.
MIRANDA, G. A. Passos Embrionários da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil: Personagens e Produções do Primeiro Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Unicamp. In: VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Pirenópolis. Anais do VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Goiás, 2015.
MOURA, A. R. L. Ensino de matemática, uma proposta para orientação de área. 1984. 113f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1984.
NORONHA, D. M. B. Proposta de solução para atualização dos professores da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro em Matemática, utilizando vídeo-tape. 1980. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1980.
OLIVEIRA, J. B. Estratégias para o domínio da aprendizagem da Matemática no curso de Economia da UFPE - Área Profissional - 1981. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1981.
PEREIRA, D. J. R. História do movimento democrático que criou a Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM. 2005. 261 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
VALENTE, W. R. (org.). Institucionalização. Caderno de trabalho II. V. 4. São Paulo: Livraria da Física 2018.
VIANNA, C. R. et al. Professor Carlos Roberto Vianna entrevista o Professor Ubiratan D'Ambrosio: memórias da Educação Matemática. In. Batista, A. M. H. (Org.) Ubiratan D'Ambrosio: memórias esparsas em movimentos. Brasília: BT Acadêmica, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Editora Universitária Champagnat
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.