Esperança e barbárie
Uma narrativa das infâncias pelos sonhos
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS14Resumo
Essa pesquisa parte da indagação sobre que histórias as infâncias podem contar através dos sonhos, explorando as representações oníricas infantis e as múltiplas formas que as crianças veem o mundo. A partir da perspectiva da sociologia da infância e da poética como gramática das culturas infantis, a pesquisa destaca que as infâncias e seus sonhos são espaços de resistência oferecendo uma crítica ao mal-estar cultural e social que vivemos na modernidade. Nesse sentido, proponho uma articulação sobre esperança e barbárie e o lugar da infância na modernidade. Um lugar que se mostra através da face de desigualdade e da exclusão, a partir das narrativas das crianças que participaram da pesquisa, onde o sonho diurno se coloca como fio narrativo para que essa história possa ser contada. A pesquisa adota uma abordagem etnográfica e a experimentação artística por meio da confecção de filtro dos sonhos, valorizando o diálogo, as narrativas, e as histórias, visando a construção do conhecimento e de pedagogias que se constituem e se vinculam em diversos espaços sociais, valorizando os conhecimentos produzidos a partir das manifestações culturais, de saberes locais e de sujeitos tidos como “marginalizados” dentro da sociedade. Tomando as infâncias e os sonhos enquanto um momento de reflexividade, as representações se revelam como testemunhos de uma cultura, despertam e evidenciam o mal-estar cultural em que vivemos.
Downloads
Referências
ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
AMORIM, M. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas Ciências Humanas. São Paulo: Musa Editora, 2004.
ARROYO, M. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. Petrópolis: Vozes, 2012.
BACHELARD, G. A poética do devaneio. 3 ª ed. São Paulo: Editora WMF, 1988.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas; v. 1. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BENJAMIN, W. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.
BLOCH, E. O princípio esperança. V. 1. Rio de Janeiro: EdUERJ: Contraponto, 2005.
BUSSOLETTI, D. M. Infâncias Monotônicas - Uma rapsódia da Esperança: Estudo psicossocial cultural crítico sobre as representações do outro na escrita de pesquisa. Porto Alegre, 2007. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2007.
BUSSOLETTI, D. M. Margaridas sem Terra: identidade em representação. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária da UFPel, 2010.
BUSSOLETTI, D. M.; GUARESCHI, P. A. Infâncias Monotônicas: representações da alteridade na escrita de pesquisa. In: Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 6, n. 2, p. 303 – 313, 2011.
CARDOSO DE OLIVEIRA, R. Sobre o pensamento antropológico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 3º ed., 2003.
CIAMPA, A. C. A estória do Severino e a história da Severina: um ensaio em Psicologia Social. São Paulo: Brasiliense, 1987.
CLIFFORD, J. A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Notas de Ana Maria Araújo Freire. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. Ana Maria Araújo Freire - organizadora. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
FREITAS, A. L. S. Prefácio – Pedagogia dos sonhos possíveis: a arte de tornar possível i impossível. In: FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. Ana Maria Araújo Freire - organizadora. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
HAERTER, L. Narrativas quilombolas: outras histórias e pedagogias. 2017. 204p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.
JOBIM E SOUZA, S. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. Campinas, SP: Papirus, 2009.
JOBIM E SOUZA, S. Subjetividade em questão: a infância como crítica da cultura. São Paulo: 7 Letras, 2000.
JODELET, D. Loucura e representações Sociais. Petrópolis: Vozes 2005.
LÖWY, M. A jaula de aço: Max Weber e o marxismo weberiano. São Paulo: Boitempo, 2014.
LÖWY, M. Prefácio - Walter Benjamin, crítico da civilização. In: BENJAMIN, W. O capitalismo como religião. São Paulo: Boitempo, 2013.
LÖWY, M. Revolta e melancolia: o romantismo na contracorrente da modernidade. São Paulo: Boitempo, 2015.
MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Boitempo, 2014.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
PEREIRA, R. M. R.; JOBIM E SOUZA, S. Infância, conhecimento e contemporaneidade. In: KRAMER, S.; LEITE, M. I. (orgs.). Infância e produção cultural. Campinas, SP: Papirus, 1998.
RIBEIRO, Angelita Soares. Imagens embriagadas – A cruzada das crianças – Barbárie e reencantamento do mundo. 2018. 143 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2018.
SARMENTO, M.. As Culturas da Infância nas Encruzilhadas da Segunda Modernidade. In: Sarmento, M.; CERISARA, A. Crianças e Miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto: Edições ASA, 2004.
SARMENTO, M. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. In: Educação e Sociedade, Campinas, vol. 26, n. 91, p. 361-378, 2005.
SPINK, M. J. O conhecimento no cotidiano. São Paulo: Brasiliense, 2004.
UNICEF. Situação Mundial da Infância 2016: Oportunidades justas para cada criança. 2016. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/pt/SOWC2016_ResumoExecutivo.pdf>; Acesso em: 20 jul. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Editora Universitária Champagnat

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os(As) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com a utilização da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Permite, também, adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação no periódico, para qualquer fim. A Revista Diálogo Educacional proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, possibilitando maior visibilidade e alcance dos artigos publicados, com apoio no Public Knowledge Project, que desenvolveu esse sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa e que permite distribuir o OJS e outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Ao publicar nesta revista, os(as) autores(as) concordam com os seguintes termos:
- Autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores(as) têm o direito de: a) Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. b) Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.










