Migrantes e educação

a bioética como ferramenta em defesa da dignidade e do enfrentamento às vulnerabilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS03

Resumo

Os deslocamentos migratórios internacionais constituem um fenômeno social que impacta na vida de milhares de pessoas, especialmente as crianças em idade escolar. A vida em outro país implica em mudanças, adaptações, aprendizados, na busca por direitos e ao mesmo tempo na preservação de sua história de vida. Para garantir a dignidade humana e um mínimo de qualidade de vida dos migrantes, documentos supranacionais foram sendo elaborados. A bioética com sua Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos também se empenhou em garantir a dignidade e o respeito de todos em situação de vulnerabilidade. A rede Municipal de Educação de Curitiba, objeto desse estudo, conta com a presença de muitos estudantes migrantes de países que estão em guerra, ou de países com sérias dificuldades políticas e econômicas. Frente a esse cenário, essa pesquisa pretende investigar como a bioética pode contribuir com o processo de educação dos migrantes de modo a garantir-lhes um contexto humanitário com a proteção da dignidade humana? A metodologia da pesquisa é de caráter teórico documental com análise e comparação dos documentos e diretrizes internacionais referentes aos direitos dos imigrantes à educação com os documentos da rede Municipal de Educação de Curitiba. A discussão do corpus documental será realizada em perspectiva interdisciplinar. O estudo permite concluir que para que os princípios da bioética possam ser eficazes, de modo a preservar a dignidade e o respeito do estudante migrante, é preciso criar condições adequadas de inclusão escolar.

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Biografia do Autor

Valquiria Elita Renk, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Mestre e Doutora em Educação. Professora Titular da PUCPR, Ministra aulas na Graduação, no Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas e Mestrado em Bioética na PUCPR. Faz estágio Pós Doutoral na UFPR. É pesquisadora do CNPQ. É Lídert do grupo de pesquisa Bioética e Educação.

Anor Sganzerla, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutor em Filosofia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Bioética da PUCPR. Coordenador do Doutorado em Humanidades na parceria da PUCPR com a Universidade Católica de Moçambique (UCM) em Quelimane (África), líder do grupo de pesquisa Bioética e biotecnologia. Membro da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB). Membro da Cátedra Hans Jonas do Brasil

Diego Carlos Zanella, Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria, RS

Doutor em Filosofia. Professor do Curso de Filosofia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens (PPGEHL), membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) e da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), na Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria, RS. Membro da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) e membro relator (suplente) da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), período 2024-2027

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Publicado

2024-06-06

Como Citar

Renk, V. E., Sganzerla, A., & Zanella, D. C. (2024). Migrantes e educação: a bioética como ferramenta em defesa da dignidade e do enfrentamento às vulnerabilidades. Revista Diálogo Educacional, 24(81). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS03