Entre a sala de aula, o rio e o ciberespaço

tecnologias como recursos educativos e de conservação ambiental na Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS17

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender os limites e as possibilidades das tecnologias nas ações de educação ambiental em escolas ribeirinhas da região amazônica no âmbito do Projeto Ciência Cidadã para a Amazônia (CCPA). No plano metodológico, caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho exploratório e caráter descritivo, adotando a entrevista semiestruturada como estratégia principal para a coleta e construção de dados, contando com a participação de estudantes de comunidades indígenas e de várzea. Como resultado, observa que a tecnologia assumiu diferentes significados e funções, tais como: ferramenta de sociabilidade, meio para a realização de pesquisas e busca por informação, além de recurso aliado em ações de conservação ambiental.

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Biografia do Autor

Samela Cristina da Silva Bonfim, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

Graduada em Comunicação Social/Jornalismo, Especialista em Docência do Ensino Superior, Mestre em Educação (PPGE/UFOPA), Doutoranda no PPGSND-UFOPA, Professora de Comunicação Social - Jornalismo no IESPES, Co-fundadora do Laboratório de Comunicação Amazônia e coordenadora da Agência SWB Comunicação e Marketing.Atuou como repórter na TV Tapajós - afiliada à Rede Globo no Oeste do Pará entre 2014 e 2019. Tem experiência na área de Comunicação, ênfase em Jornalismo Televisivo e Digital. É consultora da Sapopema e do Projeto Saúde e Alegria.Áreas de interesse: tecnologias digitais e impactos no jornalismo tradicional, tecnologias para educação ambiental, recursos digitais como instrumentos de monitoramento dos recursos naturais na Amazônia, direitos humanos, atuação de populações tradicionais na conservação do ecossistema e relação homem, meio ambiente, sociedade e desenvolvimento.

Gilson Cruz Junior, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016), possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é professor adjunto do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED/UFOPA). É membro do comitê científico do grupo de trabalho temático "Comunicação e Mídia" do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Tem experiência nas áreas da Educação e Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar, Formação Docente e Currículo, e Tecnologias Educacionais.Também atua com as seguintes temáticas: Formação profissional; Identidades e subjetividades docentes; Práticas de ensino; Interfaces entre Cultura Lúdica e Cultura Digital; Mídia-Educação (Física); Culturas Juvenis; Tecnologias de informação e comunicação em contextos educativos formais e não-formais. Foi bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES) com estágio de Doutoramento realizado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - Portugal. Atualmente, é membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGE/UFOPA, integrante do Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (LABOMIDIA/UFSC), do grupo de pesquisa EDUMIDIA/UFSC, além de líder do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Cultura, Comunicação e Educação (LINCCE/ICED/UFOPA).

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Publicado

2024-06-06

Como Citar

Bonfim, S. C. da S., & Junior, G. C. (2024). Entre a sala de aula, o rio e o ciberespaço: tecnologias como recursos educativos e de conservação ambiental na Amazônia. Revista Diálogo Educacional, 24(81). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS17